Auditoria Interna - Formação de Auditores Internos, Auditoria Operaciona, Auditoria em Contas a Pagar, Auditoria em Contas a Receber, Controles Internos, Relatórios de Auditoria
Auditoria Interna - Formação de Auditores Internos, Auditoria Operaciona, Auditoria em Contas a Pagar, Auditoria em Contas a Receber, Controles Internos, Relatórios de Auditoria
Auditoria Interna - Formação de Auditores Internos, Auditoria Operaciona, Auditoria em Contas a Pagar, Auditoria em Contas a Receber, Controles Internos, Relatórios de Auditoria
Principal | Auditoria Interna | Obras | Download Gratuito | Sobre Auditoria | Artigos | Cursos

 Curso de Auditoria  e Gestão de Riscos Empresariasi - Leis Sarbanes - Oxley e Informe COSO, controles internos, auditoria e controles internos, auditoria interna, auditoria e gestão de riscos empresariais, riscos empresariais, gestão de riscos
           Lei Sarbanes-Oxely e o Informe COSO

 Curso Auditoria e Gestão de Riscos Empresariais -  Lei Sarbanes-Oxely e o Informe COSO

Nome do Curso: Auditoria e Gestão de Riscos Empresariais -  Lei Sarbanes-Oxely e o Informe COSO
Carga-horária:
16 horas/aula
Data:
07 e 08 de julho de 2011
Horário:
Início 8:30 horas e término 18:00 horas
Local:
Hotel Verdemar - Av.Otávio Mangabeira,513-Pituba-Salvador-Bahia (local)
Incluso: Material Didático, Coffee-Break, Certificado de Conclusão
Investimento:
Para confirmação até o dia 01/07/2011 será de R$790,00

Para confirmação após o dia 01/07/2011 será de R$890,00

 Curso Auditoria e Gestão de Riscos Empresariais -  Lei Sarbanes-Oxely e o Informe COSO


 


INTRODUÇÃO:
Muito se tem falado sobre controles internos. O que é um controle interno? É um normativo? É um sistema? Afinal, para que serve um controle interno? É uma ferramenta para auxiliar as operações de uma empresa ou para atrapalhar? É um instrumento que só é útil à auditoria ou a toda empresa?
Estas perguntas eram respondidas de diferentes maneiras, conforme a quem se perguntava.

Gerentes tinham uma opinião sobre controle interno que não era a mesma dos auditores internos, que por sua vez tinham uma visão diferente dos funcionários da controladoria. A falta de um denominador comum ajudava a aumentar a confusão sobre o papel e significado dos controles internos para a empresa.

OBJETIVOS:
Expor como utilizar o enfoque do risco para obtenção das evidências e argumentos sustentáveis que referendam a opinião do auditor nos trabalhos que executa.

DESTINADO A:
Auditores, Profissionais do Controle e outros que tenham interesse em conhecer os aspectos teóricos do modelo básico de um bom trabalho de auditoria.

Programa:

Módulo I – Normas e responsabilidades do auditor.
• Normas gerais
• Normas de trabalho de campo
• Normas de informação
• Normas para o exercício profissional da auditoria interna
• Fases de uma auditoria
• Evidência
• O risco de auditoria
• O controle Interno

Módulo II – Conceito de controle interno, Informe COSO, Lei Sarbanes-Oxley e Governança Corporativa.
• Controle interno
• Novos modelos no enfoque do controle interno
• Committee Of Sponsoring Organizations ( COSO )
• Objetivos do controle interno
• Elementos do controle interno
• Entorno do controle
• Avaliação dos riscos
• Atividades de controle
• Lei Sarbanes-Oxley
• Governança corporativa
• Experiência no Brasil
• Desenvolvimento de um ambiente corporativo sustentável

Módulo III – O programa de auditoria
• Introdução
• Modelo de desenho de programa de auditoria

Módulo IV – A documentação da auditoria
• Introdução
• Caracterização e conteúdo dos papéis de trabalho
• Organização e controle dos papéis de trabalho
• Avaliação das evidências
• O relatório de auditoria

Módulo V- Auditoria - Casos
• Estrutura organizacional e informações financeiras- XPTO
• Controle interno nas áreas de caixa e bancos –ASA BRANCA

FACILITADOR - IBRAIM LISBOA

Curso de Auditoria  e Gestão de Riscos Empresariasi - Leis Sarbanes - Oxley e Informe COSO, controles internos, auditoria e controles internos, auditoria interna, auditoria e gestão de riscos empresariais, riscos empresariais, gestão de riscosConsultor do Portal de Auditoria, Administrador de Empresas, Auditor, Contabilista, Perito, Pós-Graduado em Direito Empresarial e em Administração e Finanças, Mestre em Marketing, Consultor em Gestão Empresarial com 30 anos de experiência em Auditoria, Perícias, Prevenção de Riscos Empresariais e Investigação de Fraudes Corporativas. Membro efetivo do Instituto dos Auditores Internos do Brasil - AUDIBRA. Ministra Cursos e Palestras nas áreas de Segurança Patrimonial e Corporativa, Auditoria, Redução de Riscos e Custos com Passivo Trabalhista, Desenvolvimento e Gestão de Atividades Terceirizadas, dentre outros. Pioneiro, no Brasil, com o treinamento "Prevenção de Fraudes Corporativas e Riscos Empresariais". Forte atuação em Treinamentos Empresariais realizados em todo o Brasil. Autor dos livros eletrônicos (E-book) "Manual de Auditoria Interna - Conceitos e Práticas para Implementar a Auditoria Interna" e "Como Formar uma Equipe de Auditores Internos - Aspectos Técnicos e Comportamentais para o Exercício Profissional da Auditoria Interna", editados pela MAPH Editora Ltda. - Curitiba/PR.(disponíveis no site www.portaldeauditoria.com.br).

 


Planejamento Tributário PIS/COFINS para SUPERMERCADOS e HIPERMERCADOS,curso de planejamento tributario, planejamento tributario, curso do lucro presumido, lucro presumido, lucro real, curso de planejamento tributário mudança do lucro presumido e simples nacional para o lucro real, mudança de regime tributario, curso tributario, cursos tributarios, informações tributarias, tributário

 

Confira abaixo alguns depoimentos de participantes de alunos de nossos cursos de Auditoria

 

"O curso foi objetivo, era o que estava procurando, tive o conhecimento de Auditoria e Controle de Estoque de uma empresa. O curso irá ajudar muito no dia a dia do controle da empresa"
Claudio Edson da Silva - Oracon Com e Ind de Confecções Ltda.

 

"Profissional bastante esclarecido, bem distribuído os temas e tópicos pelo horário disponível. Estou satisfeita com a apresentação , bem como, podemos estar participando e discutindo assuntos e experiências diversas. Muito bom. Dinâmico"
Rosélia de Fátima Balsanelli Pereira - CDC Participações Ltda

 

"Queria parabenizar o Portal de Auditoria, pela excelente qualidade do curso, e também pelo alto nível de conhecimento do facilitador, este curso foi muito esclarecedor, e será usado no dia a dia de nossa atividade"
Alessandro Lara Ferreira

 

"Está sendo de grande e extrema importância, com trocas de experiência com os colegas do curso e a vasta experiência do professor nos passando o seu conhecimento"

Angelo Antonio Osti Peca - Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo do Policiais Militares

 

"O instrutor teve uma excelente condução dos assuntos abordados, além de ser uma pessoa acessível e simpática, características que auxiliam no andamento do curso"

Juliana Alves Neutzling  - Saveiros Camuyrano Serv. Marítimos S.A.
 

"Fiquei muito satisfeito com o curso, principalmente pelo nível dos participantes e do ministrante enriquecendo o conhecimento e a sinergia em sala de aula"

Joelmax Silva de Oliveira Sobrinho - FRANCISCO SOARES DE ANDRADE - ME

 

"Excelente o curso. No meu caso,pretendo implantar daqui a algum tempo na empresa em que atuo.Como sugestão o curso poderia abordar,por exemplo,auditoria em uma empresa prestes a “quebrar”, e se for o caso mais um dia de curso,no caso indo até o sábado"

Manuel Dionisio da Cruz Monteiro - Susa do Brasil Indústria e Com. de Couros e Confec. Ltda

 

"O curso foi excelente, e o professor competentíssimo. Parabéns."

Georgette Erna Karlin - M&G América Latina

 

"Ministrado de forma excelente.Bem cadenciado."

Claudio Augusto - TERRAS DE AVENTURA IND. ARTG. ESPORTIVOS LTDA 

 

Outras empresas que já realizaram cursos com o Portal de auditoria

 

Planejamento Tributário PIS/COFINS para SUPERMERCADOS e HIPERMERCADOS,curso de planejamento tributario, planejamento tributario, curso do lucro presumido, lucro presumido, lucro real, curso de planejamento tributário mudança do lucro presumido e simples nacional para o lucro real, mudança de regime tributario, curso tributario, cursos tributarios, informações tributarias, tributário

ENTENDENDO A LEI SARBANES OXLEY


Em dezembro de 2001, o mundo, ainda abalado pelos atentados terroristas ocorridos em 11 de setembro, foi surpreendido por outro evento com proporções globais: a descoberta de manipulações contábeis em uma das empresas mais conceituadas dos Estados Unidos: a ENRON. Essa descoberta deu inicio a um efeito dominó, com a constatação de práticas de manipulação em várias outras empresas, não só norte–americanas, mas no resto do mundo, resultando em uma crise de confiança em níveis inéditos desde a quebra da bolsa norte-americana em 1929. Resultou no enfraquecimento do grau de confiança dos investidores, abalando o equilíbrio não apenas do mercado daquele país, mas também dos demais mercados internacionais.

A Lei Sarbanes Oxley de 2002 também conhecida como Public Company Accounting Reformand Investor Protection Actof 2002 e comumente chamada SOX ou SarBox, sancionada em 30 de julho de 2002, é uma lei federal dos USA em resposta aos inúmeros escândalos corporativos e contábeis de grandes proporções o corridos na época.

Nomeada com base nos nomes de seus patrocinadores legislativos, Senador Sarbanes (democrata de Maryland) e Deputado Michel G. Oxley (republicano de Ohio), a lei foi aprovada pela Câmara por votação de 423 a 3 e pelo Senado por 99 a 0.

A legislação é abrangente e estabelece novos padrões e melhorias para todas as companhias abertas norte americanas, conselhos de administração, diretorias e empresas de auditoria interna.

A lei possui 11 títulos, indo de responsabilidades adicionais os conselhos de administração das empresas a penalidade criminais, e requer da Securities and Exchange Commission –SEC a implementação de regras definidas pela lei.

A primeira parte da lei estabelece uma nova agência o Public Company Acconting Oversight Board (PCAOB), que tem o encargo de supervisionar, regulamentar, inspecionar e disciplinar as empresas de auditoria externa em seus papéis de auditores de companhias abertas.

A Sarbanes tem por objetivo estabelecer sanções que coíbam procedimentos não éticos e em desacordo com as boas práticas de governança corporativa por parte das empresas atuantes no mercado norte americano. O objetivo final é restabelecer o nível de confiança nas informações geradas pelas empresas.

Outros Artigos sobre Auditoria Interna

Fraudes Corporativas "como prevenir perdas por fraudes e desfalques na empresa" - Os mais perigosos adversários de sua empresa podem estar no próprio organograma..., veja mais.

A Auditoria Interna passa por valorização no cenário atual - As empresas estão cada vez mais preocupadas em manter uma estrutura financeira saudável. A auditoria é um instrumento de monitoramento e avaliação do controle interno e representa um dos alicerces da gestão de risco..., veja mais.

Auditoria Interna desempenha um papel de importância fundamental para as identificar Riscos e Falhas de Controles - A globalização da economia e o surgimento de mercados comuns fazem com que a Auditoria Interna deixe de ter uma função com conotação Policialesca e Repressiva..., veja mais.

Por que fazer uma Auditoria Interna em Recursos Humanos? - ...as auditorias especializadas exercem um papel de fundamental importância para as empresas. Os seus resultados, além de se constituírem em algo precioso para a tranquilização dos executivos do alto comando, fornecem preciosas recomendações corretivas e preventivas à exposição da organização face a multas, reclamações e outros dissabores...,veja mais.


 OBRAS RELACIONADAS AO ASSUNTO
 

1-Auditoria Interna Operacional - Teoria e Prática para Execução  2- Manual de Auditoria Interna - Conceitos e práticas para imple  5- Formação de Auditores Internos Auditoria Gerencial  

OBS: O Portal de Auditoria reserva-se no direito de não realizar o curso caso não haja formação da turma, restituindo o valor integral da inscrição no prazo de 03 dias úteis, a contar da data de cancelamento.

 Auditoria Interna em Gestão de Contratos; auditoria em contratos, curso de auditoria interna, curso de Gestão de Contratos, planejamento de contratos, Planejamento Tributário PIS/COFINS para FÁBRICA e COMÉRCIO DE RAÇÕES, FRIGORÍFICOS, INDUSTRIALIZAÇÃO AVES, BONIVOS e SUÍNOS e conexos (Conforme novas alterações Leis 12.058/2009 e 12.350/2010),curso de planejamento tributario, planejamento tributario, curso do lucro presumido, lucro presumido, lucro real, curso de planejamento tributário mudança do lucro presumido e simples nacional para o lucro real, mudança de regime tributario, curso tributario, cursos tributarios, informações tributarias, tributário
4ª Oficina Prática de Auditoria Interna - em São Paulo - SP


Portal de Auditoria© · Curitiba-PR · (41) 3272-8507 - Plantão (41) 9826-3302 · portaldeauditoria@portaldeauditoria.com.br
Auditoria Interna - Formação de Auditores Internos, Auditoria Operaciona, Auditoria em Contas a Pagar, Auditoria em Contas a Receber, Controles Internos, Relatórios de Auditoria
Auditoria | Auditoria Interna | Oficina de Auditoria Interna | Pis e Cofins | Controles Internos | Contabilidade | Gestão Tributária | Clínica Tributária | Evitar passivos Trabalhistas | Cursos e Treinamentos Presenciais | Downloads Gratuitos | Modelos Contratos | Defesas de Autuação Fiscal | www.MAPH.com.br | Cadastre-se | Twitter