AUDITORIA INTERNA OPERACIONAL

O objetivo geral da auditoria operacional com o staff da administração é assessorar no desempenho de suas funções e responsabilidades, de acordo com o planejamento e com o programa de trabalho, avaliando se a organização, o departamento, as atividades, os sistemas, os controles, as funções ou as operações estão atingindo os objetivos da empresa ou da organização.Também é preciso considerar como premissa a busca dos três “Es”, sendo eles:.

 

2.1 Eficiência: é a relação entre a obtenção de níveis máximos de produção com o mínimo de recursos possíveis, tendo em conta a quantidade e qualidade apropriada e os recursos utilizados para produzi-los ou atingi-los; menor custo, maior velocidade, melhor qualidade.

 

2.2 Economicidade: é a utilização ótima dos recursos humanos, materiais e financeiros, considerando a relação custo/benefício. É a parte da gerência das virtudes de poupança e da boa economia doméstica.

 

2.3 Eficácia: são os resultados obtidos que estão de acordo com os objetivos propostos pela empresa ou organização, conforme as políticas estabelecidas, as metas operativas e outros resultados e efeitos previstos.

Jung Jung (2006, p. 114) escreve que esse objetivo geral pode ser desdobrado em diversos outros objetivos específicos, dentro do mesmo escopo, como, por exemplo:.

·         Avaliação dos controles gerenciais internos quanto à sua adequação e eficácia;

·         Identificação de falhas e irregularidades no ciclo operacional;

·         Validação do desempenho do setor auditado e do seu ciclo operacional;

·         Aderência das ações operacionais administrativas às políticas, aos planos e às diretrizes;

·         Verificação das causas de ineficiência ou desperdícios.

Desta forma, podemos observar que o objetivo da auditoria operacional é dar subsídios para todos os membros da administração, com o intuito de fazer melhorar a gestão na busca da eficiência por meio da economicidade para atingir a eficácia.

A auditoria operacional caracteriza-se pela aplicação da avaliação operacional na empresa ou na organização em que é implantada. Cada empresa ou organização possui necessidades próprias e, sendo assim, é aplicado e desenvolvido um programa para a avaliação dos controles internos de acordo com os processos, a carteira de clientes e fornecedores, os projetos, as atividades segmentadas ou não, o sistema, os departamentos e as operações. A auditoria operacional tem como característica utilizar a avaliação da gestão nos diversos níveis hierárquicos de cada área, de acordo com o programa e também de acordo com a extensão de exames tais como:.

·         Planejamento estratégico, políticas, planos e metas;

·         Estrutura funcional, instalações, produção, processos etc.;

·         Métodos e rotinas das atividades desenvolvidas de acordo com o planejamento;

·         Controles internos e controles administrativos e gerenciais;

·         Aproveitamento dos recursos, perdas prováveis e improváveis;

·         Resultados alcançados;

·         Verificação quanto à utilização e aplicação de normas, leis, regulamentação e normatização aplicadas à atividade.

Para tanto, todas estas etapas que caracterizam a Auditoria Operacional (realizada de acordo com o programa adequado às atividades da empresa/organização) visam à verificação das atividades e processos na busca constante do aperfeiçoamento dos controles, da racionalização dos processos e do aprimoramento da gestão administrativa e gerencial, de forma a influenciar na tomada de decisões.

Para tanto, todas estas etapas que caracterizam a Auditoria Operacional (realizada de acordo com o programa adequado às atividades da empresa/organização) visam à verificação das atividades e processos na busca constante do aperfeiçoamento dos controles, da racionalização dos processos e do aprimoramento da gestão administrativa e gerencial, de forma a influenciar na tomada de decisões.

A finalidade da auditoria operacional é aplicar exames nos diversos setores a serem avaliados, para observar se a empresa ou a organização desenvolve suas atividades adequadamente. A auditoria operacional deve seguir o planejamento sobre as atividades e operações da empresa ou organização, de acordo com a extensão dos exames a serem aplicados de forma ampla e analítica. Jung (2006, p. 114), tendo em vista a finalidade da auditoria operacional, cita o seguinte exemplo: Ao examinar a compra de 100 microcomputadores, o “auditor interno” terá atingido os objetivos de sua tarefa, se verificar que a compra foi autorizada pela autoridade competente; se foi realizado processo licitatório adequado; se os microcomputadores foram pedidos e recebidos de forma correta; se a fatura do fornecedor foi calculada corretamente; o eventual desconto também deduzido e o pagamento foi feito por meio de cheque nominativo ao fornecedor e contabilizados corretamente.

 Como se podem observar, as atividades da auditoria operacional vão além dos objetivos do que as tarefas incluem. A auditoria operacional inclui, também, a verificação da necessidade real de 100 microcomputadores e se os microcomputadores atendem às especificações e aos fins a que estão propostos, de acordo com as necessidades especificadas pela empresa.Ao observar o exemplo dos microcomputadores, podemos compreender que a finalidade da auditoria operacional é seguir normalmente o planejamento ou plano de trabalho, que pode ser considerado controle formal. Porém, as atividades no dia a dia da auditoria operacional ultrapassam o controle formal e chegam até o que podemos qualificar como controle essencial.

A auditoria operacional vai além do que se propõe para certificar-se de que todos os cuidados tenham sido tomados e que as pessoas envolvidas no processo realizaram corretamente sua função
(...)

Conteúdo editado em 12/03/2012, acesse atualizações no link abaixo.

Fonte: Veja mais sobre Auditoria Interna Operacional, veja nossos cursos sobre o tema, clique aqui.

Assuntos relacionados: Gestão Tributária, Pis e Cofins Auditoria Contábil e Auditoria de Balanço


4ª Oficina Prática de Auditoria Interna - em São Paulo - SP

 

   Veja mais assuntos publicados sobre Auditoria Interna Operacional

Programa de auditoria para bens patrimoniais

Como auditar sua logística interna

Objetivos e finalidades da Auditoria Interna Operacional

A auditoria operacional exige profissional qualificado nos aspectos administrativos

Diferenças Básicas entre Auditoria Contábil e Auditoria Operacional

 

Cursos relacionados

Auditoria Interna e Controles Internos em Tecnologia da Informação

Auditoria Interna Operacional

Controles Internos

Como Elaborar Papéis de Trabalho, Pareceres e Relatórios de Auditoria Interna

Formação de Auditores Internos

Outros cursos de Auditoria

Veja também outros cursos previstos para São Paulo | Belo Horizonte | Curitiba | Rio de Janeiro | Cadastre-se