PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA OPERACIONAL

A auditoria operacional é executada diferentemente das auditorias tradicionais, que, na maioria dos casos, é auditoria sobre as demonstrações contábeis. A auditoria operacional exige profissional qualificado nos aspectos administrativos, pois trata-se da aplicação de conhecimento prático da estrutura organizacional e do negócio em que está sendo executado o trabalho.

O Auditor operacional necessita também de conhecimento e de técnicas sobre os controles operacionais existentes nos departamentos, divisão ou setor da empresa ou organização.

Considera-se ainda que, além da utilização dos procedimentos e técnicas de uma auditoria contábil e financeira, uma auditoria operacional precisa examinar os controles sobre as operações ou controles operacionais, a gestão como um todo da organização e as estratégias, de acordo com o planejamento da empresa ou organização, para poder avaliar a situação e recomendar melhorias para atender esses planejamentos, controles e metas previstos anteriormente.

O quadro abaixo apresenta um modelo ilustrativo com os procedimentos de uma auditoria operacional.

Conforme os procedimentos listados no quadro acima, devemos considerar que, além dos apresentados aqui, é possível que haja outros necessários para a realização da auditoria operacional. Entre eles citamos os seguintes:

 

a) Avaliar se os objetivos de um programa proposto são apropriados, convenientes, relevantes e adequados.

b) Determinar um padrão de acordo com o programa estabelecido e os resultados alcançados e desejados.

c) Considerar e avaliar a eficácia do programa aplicado.

d) Identificar os fatores inibidores de um desempenho satisfatório.

e) Verificar se o planejamento dos trabalhos pela administração considerou todas as possibilidades do alcance do programa, que poderiam levar a condução dos trabalhos a obter melhor resultado com maior eficiência.

f) Verificar se o programa segue uma ordem lógica e complementa ou entra em conflito com os programas relacionados com o trabalho.

g) Recomendar medidas para melhorar e eficácia e a execução dos programas em próximos trabalhos.

h) Considerar as leis, normas e regulamentações existentes de acordo com os programas aplicados.

i) Avaliar os controles administrativos com observância quanto a qualidade e eficácia.

j) De acordo com o cumprimento dos programas, preparar os relatórios correspondentes.

k) Supervisionar a execução dos trabalhos de acordo com os programas, verificar se a equipe envolvida está cumprindo o estabelecido.

l) Observar e avaliar verificando os relatórios apresentados pela administração, se são válidos e confiáveis, de acordo com os pontos relacionados com os programas estabelecidos para a aplicação do trabalho.

Diante de tantas possibilidades e procedimentos que podem ser aplicados nos trabalhos de auditoria operacional, é necessário avaliar a adequação da estrutura de controle pela qual cada departamento operacional é responsável, considerando ainda o controle departamental das operações, conforme as políticas estabelecidas pela empresa, bem como outros departamentos relacionados.

Há também a necessidade da administração departamental (separação de departamentos), considerando os assuntos financeiros e contábeis de acordo com o andamento dos acontecimentos naquele momento.

Desta forma, a auditoria operacional inicia a análise por meio do organograma da empresa ou organização. Caso não haja organograma, deve ser feito um de acordo com a empresa ou organização para analisar a estrutura organizacional, revisar as políticas definidas e avaliar se estão sendo cumpridas, avaliar os procedimentos que estão definidos para condução dos trabalhos em cada departamento e verificar se os controles realizados e as atividades nas diversas operações estão de acordo e em conformidade com as descritas e coletadas nos levantamentos de auditoria feitos por vias orais e escritas.
(...)

Conteúdo editado em 12/03/2012, acesse atualizações no link abaixo.

Fonte: Curso - Auditoria Interna Operacional, para acessar o e-book, clique aqui.

Assuntos relacionados: Formação de Auditores Internos, Auditoria Trabalhista Auditoria em Logística e Relatórios de Auditoria


 

   Veja mais assuntos publicados sobre Auditoria Interna Operacional

Programa de auditoria para bens patrimoniais

Como auditar sua logística interna

Objetivos e finalidades da Auditoria Interna Operacional

A auditoria operacional exige profissional qualificado nos aspectos administrativos

Diferenças Básicas entre Auditoria Contábil e Auditoria Operacional

 

Cursos relacionados

Auditoria Interna, Controles Internos e Gestão de Riscos

Auditoria Interna Operacional

Auditoria Interna de Compliance - Lei anticorrupção

Como Elaborar Papéis de Trabalho, Pareceres e Relatórios de Auditoria Interna

Auditoria Interna - Ferramenta para Prevenção e Gestão de Riscos

Formação de Auditores Internos

Outros cursos de Auditoria

Veja também outros cursos previstos para São Paulo | Belo Horizonte | Curitiba | Rio de Janeiro | Cadastre-se