A AUDITORIA INTERNA NO PROCESSO DE CONTROLE

 

A Auditoria Interna pode ser conceituada como um elemento de controle, que tem como um de seus objetivos, a avaliação dos controles internos da empresa. O auditor se vale do levantamento do sistema, que compreende o plano de organização e a política de procedimentos, com a finalidade de verificar se este oferece proteção aos ativos da companhia e confiabilidade nas informações e dados de natureza gerencial. Numa segunda etapa cabe ao auditor, através de aplicação de testes de auditoria, avaliar a eficiência operacional do sistema e verificar se está havendo adesão às diretrizes estabelecidas pela administração.

 

As informações necessárias à avaliação do sistema são obtidas pelo auditor através de entrevistas como colaboradores da empresa, manuais de procedimentos, registros ou documentos etc., sendo evidenciados em organogramas, fluxogramas, manuais de controle interno e questionários de avaliação, que devem ser periodicamente revistos e atualizados.

 

A extensão e a natureza dos testes de auditoria a serem adotados para avaliação da eficiência operacional do sistema é substancialmente influenciada pelos procedimentos adotados pela empresa. Nos aspectos específicos em que os controles são considerados fracos o auditor deveria efetuar exames de auditoria mais profundos e ou ampliar a extensão dos mesmos.

 

Cabe à administração a responsabilidade pela criação e manutenção de controles internos, limitando-se a responsabilidade do auditor a:

 

·      avaliar os procedimentos em vigor e determinar se os mesmos oferecem um grau de confiança razoável;

·      verificar se o sistema está sendo corretamente aplicado;

·      reportar as falhas observadas, oferecendo recomendações para saná-las. 

 

O estudo e avaliação, assim como as recomendações feitas pela Auditoria, não isentam nem diminuem a responsabilidade dos administradores de uma atividade. A ação corretiva sugerida pela Auditoria, mesmo quando essa ação seja explicitamente a modificação de um procedimento de controle, não implica na transferência da responsabilidade dos administradores para o auditor.

 

CONTROLES INTERNOS

1 – INTRODUÇÃO

O controle interno foi definido pelo “AICP – Instituto Americano de Contadores Públicos Certificados” como o plano de organização e todos os métodos e medidas, coordenados e adotados numa empresa com o objetivo de:

-        Salvaguardar os ativos de prejuízos decorrentes de fraudes ou de erros não intencionais;

-        Assegurar a validade e integridade dos dados contábeis que serão utilizados pela gerência para a tomada de decisões;

-        Incrementar a eficiência operacional e promover a obediência às normas estabelecidas pela administração.

O controle interno, em sentido amplo, abrange controles que podem ser caracterizados como administrativos e operacionais.

·         Controles Administrativos:

 

Esses controles, também chamados de controles gerenciais, compreendem os métodos e procedimentos referentes principalmente à eficiência operacional e obediência às diretrizes administrativas. Em geral, incluem controles como analises estatísticas, relatórios de desempenho, orçamentos, estudos de tempo e movimento, programas de desenvolvimento de pessoal, etc.

 

·         Controles Operacionais:

 

São aqueles destinados a assegurar o cumprimento dos objetivos específicos de uma operação ou transação. Abrangem os chamados controles gerenciais e incluem relatórios, registros, formulários, sistema de autorização e aprovação, segregação de funções e muitos outros. 
(...) Conteúdo editado no dia 28/05/2013, atualizações no link abaixo.

Fonte: Obra - Auditoria Interna como ferramenta de gestão

Assuntos relacionados: Auditoria Interna, Auditoria Interna em RH, Auditoria na Terceirização, Auditoria Interna OperacionalAuditoria Tributária, Auditoria Trabalhista, Formação de Auditores Internos.


 CURSOS A DISTÂNCIA RELACIONADOS

PRODUTOS RELACIONADOS:

 

 

Curso Apostilado Controles Internos- Ferramenta para Prevenção e gestão de RiscoCurso Apostilado de Formação de Auditores Internos, Curso Apostilado de Holding Familiar e Proteção Patrimonial, Cursos Apostilados de Audioria Interna, Cursos Apostilado de Plabejamento Tributário, Cursos Apostilados do Portal de Auditoria
Número de páginas: 250 slides + anexos + e-books
Formato do Arquivo: Apostilas em PDF
Tamanho do Arquivo: Aproximadamente 14 MB
Forma de Envio:  via E-mail
Plantão:  via e-mail por 60 dias após a aquisição
Carga-horária : 16 horas/aula 
Certificado: O certificado será enviado em PDF

 

 

Curso Apostilado de Formação de Auditores Internos, Curso Apostilado de Holding Familiar e Proteção Patrimonial, Cursos Apostilados de Audioria Interna, Cursos Apostilado de Plabejamento Tributário, Cursos Apostilados do Portal de Auditoria

 

Curso Apostilado de Formação de Auditores InternosCurso Apostilado de Formação de Auditores Internos, Curso Apostilado de Holding Familiar e Proteção Patrimonial, Cursos Apostilados de Audioria Interna, Cursos Apostilado de Plabejamento Tributário, Cursos Apostilados do Portal de Auditoria
Número de páginas: 250 páginas
Formato do Arquivo: PDF 

Tamanho do Arquivo: Aproximadamente 7 MB
Forma de Envio: O material será enviado via E-mail
Material Complementar: 3 (três) E-Books 
Plantão: via e-mail por 60 dias
Carga-horária : 24 horas/aula  
Certificado: O certificado será enviado em PDF

 

 

 

Curso Apostilado sobre Auditoria Interna em RH e TerceirizaçãoCurso Apostilado de Formação de Auditores Internos, Curso Apostilado de Holding Familiar e Proteção Patrimonial, Cursos Apostilados de Audioria Interna, Cursos Apostilado de Plabejamento Tributário, Cursos Apostilados do Portal de Auditoria
Número de páginas: 144 slides + anexos + e-books
Formato do Arquivo: Apostilas em PDF
Tamanho do Arquivo: Aproximadamente 5 MB
Forma de Envio:  via E-mail
Plantão:  via e-mail por 60 dias após a aquisição
Carga-horária : 16 horas/aula  
Certificado: O certificado será enviado em PDF

 

 

Formação de Auditores Internos - Teoria e Prática para o Exercício Profissional da Auditoria Interna - Nível básico

   Veja mais assuntos sobre Controles Internos

Conceitos básicos de controle interno

Fatores que contribuirão para o nível de controles internos da empresa

Como identificar as fraudes nas empresas

Plano e preparação da Auditoria Interna

Relacionamento entre auditor e auditado

A auditoria operacional exige profissional qualificado nos aspectos administrativos

Cursos relacionados:

Auditoria Interna e Controles Internos em Tecnologia da Informação

Auditoria Interna Operacional

Como Elaborar Papéis de Trabalho, Pareceres e Relatórios de Auditoria Interna

Controles Internos - Ferramenta para Prevenção e Gestão de Riscos

Formação de Auditores Internos

Oficina de Auditoria Interna

Outros cursos de Auditoria

 

Veja também outros cursos previstos para São Paulo | Belo Horizonte | Curitiba | Rio de Janeiro | Cadastre-se