COMO IDENTIFICAR AS FRAUDES NAS EMPRESAS

1. Espécies de FRAUDES mais freqüentes:

1- Furto;

- Apropriação de coisa alheia móvel, de maneira disfarçada, para ficar como se sua fosse.
- Ato criminoso: apropriação de uma coisa alheia móvel ficando o agente com esta coisa com a intenção de usá-lo como sua propriedade. O indivíduo age disfarçadamente. Ex. um empregado leva uma máquina da empresa para casa.

2- Roubo;

- Apropriação de coisa alheia móvel, o indivíduo obtém por força (violência física ou moral), para ficar como se sua fosse. Ex. Violência Física: uma empresa tem sua tesouraria e deixa certa quantia de dinheiro, o qual é roubado. Ex: Violência Moral: funcionário descobre algo importe sobre seu diretor e ameaça contar se não lhe der aumento ou empréstimo (chantagem).

3- Apropriação indébita;               

- Apropriação de coisa alheia móvel da qual o agente tem a posse em razão de confiança que lhe foi conferida. Ex. Tesoureiro da empresa.

4- Sabotagem;

- Ocorre quando alguém planeja dar um prejuízo à empresa, sem tirar nada para si, é a finalidade apenas de prejudicar. Crime doloso, subversivo. Alguém pratica uma ação ou omissão para dar prejuízo a empresa. Ex. deixar frouxo o parafuso de uma máquina com o intuito de quebrá-la.

5- Desperdício voluntário;

- Na empresa nada deve ser desperdiçado, tudo deve ser usado economicamente. Exemplo: desperdício de alimentos, água, energia, a sobra de matéria prima.

6- Desvio de valores;

- É mudar a destinação da verba pública a privada. Tanto pode ser dinheiro, como qualquer coisa material. Ex. caixa, na tesouraria.

7- Pagamento a menor e sonegação de tributos

- Descobertos tem que se pagar os tributos sonegados com juros e correção monetária, e o prejuízo é grande. As perdas devem ser combatidas pêlos controles internos.

2 - FRAUDES NAS EMPRESAS

1 - A fraude é uma ação ou omissão cometida propositadamente, com a finalidade do agente beneficiar-se e prejudicar alguém: Pessoa física ou Pessoa jurídica;

2 - Conhecer as fraudes, como se fazem, como se descobrem, é um conhecimento necessário para evitá-la;

3 - Só os CONTROLES INTERNOS, constantes, adequados e eficazes podem tomar difícil a ocorrência de fraudes nas empresas;

4 - A fraude, dificilmente, tem um só responsável, quer ativa, quer passivamente;

5 - O fraudador sempre testa os controles internos antes de cometer a fraude programada;

6 - Um expressivo número de fraudes, é cometido por pessoas DE CONFIANÇA, investidas de uma fração do poder administrativo ou responsáveis por funções importantes acumuladas;

7 - Principais vítimas de fraudes (destinação das fraudes):

- A EMPRESA;
- ACIONISTAS OU SÓCIOS;
- A ADMINISTRAÇÃO;
- OS FORNECEDORES;
- OS CLIENTES (nas vendas - entrega de mercadoria estragadas);
- OS BANCOS (assinaturas falsas);
- O GOVERNO (sonegação fiscal);
- OS EMPREGADOS (fornecimento de refeição com materiais de baixa qualidade);
- OS PRESTADORES DE SERVIÇOS;
- ETC..

8 - Campos mais lesados para a prática de fraudes:

- Moeda Corrente Nacional ou Estrangeiras;
- Documentos, Títulos de Créditos, Cheques;
- Bens de uso (móveis, imóveis e semoventes);
- Matérias-Primas, materiais diversos, produtos em processo (em curso de fabricação), produtos acabados, mercadorias);;
- Balanços, balancetes e outras demonstrações contábeis;
- Contas e subcontas de qualquer grau;
- Registros contábeis (principais auxiliares e para contábeis);
- Boletins, Relatórios, fichas de controles;
- Demonstrações contábeis de encerramento do exercício;
- Extratos de conta internos e externos;
- Declarações, atestados, certidões;
- Contratos, distratos e alterações contratuais;
- Correspondência (Recebida e Expedida);
- Guias de quitação de tributos e de contribuições outras;
- Documentos fiscais;
- Instrumentos, outros diversos ligados à vida da empresa (apólices de seguros, certificados de invenção, documentos de registros de marcas e patentes)
(...)

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