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21ª EDIÇÃO DA OFICINA DE AUDITORIA INTERNA


 

   

Descrição

A Escola de Auditoria atendendo as necessidades de seus clientes lança em São Paulo a 21ª Edição da Oficina de Auditoria Interna, focalizando em uma semana, quatro áreas importantes de atuação da Auditoria Interna.

O Objetivo é capacitar os participantes com bases técnicas fundamentais para que possam aplicar metodologias e práticas de auditoria como ferramenta de avaliação, controle e gestão de riscos empresariais proporcionando aos participantes a oportunidade de discutir presencialmente assuntos práticos e atuais da atividade de auditoria interna e outros aspectos atuais  relacionados com os princípios de Boas Práticas e Governança Corporativa.


 

 

 

Conteúdo


Público Alvo


Localização


Palestrantes


Investimento


Datas: 31 de março a 03 de abril
Horários: 8:30 às 18:30
Local: DoMore Eventos - Av. Paulista 807, 18º andar - São Paulo - SP
Incluso: Material Didático, Coffee-Break, Certificado de Conclusão
Carga horária: 32 horas/aula.
Telefones: (41) 3272-8507 | (11) 4063-9121 | (21) 4062-7017 | (31) 4062-7641
E-mail: cursos@portaldeauditoria.com.br 


Disciplinas C/H Conteúdo programático

I – Como Implementar as atividades da Auditoria Interna – Boas Práticas baseadas nos Princípios de Governança Corporativa com foco em Controles Internos, Riscos e Compliance.

08 Módulo I - Dia 31 de Março de 2015
 

1. A moderna concepção da Auditoria Interna;
2. O Papel da Auditoria Interna, pós Sarbanes Oxley e as melhores práticas de acordo com os requisitos da Sox e princípios do Informe COSO I e II;
3. Funções Básicas da Auditoria Interna;
4. Auditoria Interna integrada às áreas de Controle Interno, Gestão de Riscos e Compliance;
5.Governança Corporativa;
6.Modalidades de Auditoria Interna;
7. Diferenças básicas entre Auditoria Interna e a Auditoria Externa;
8. IPPF Estrutura e Normas Internacionais para o exercício da Auditoria Interna;
9. Gerenciamento Prático de uma Área de Auditoria Interna;
10. Gestão e Desenvolvimento dos Recursos Humanos da Auditoria Interna;
11. Habilidades Técnicas e comportamentais do profissional de Auditoria;
12. Perfil e Qualidades do Auditor Interno;
13. Código de Ética do Auditor Interno;
14. Comunicação, Negociação e relacionamento entre Auditor e Auditado;
15. Planejamento e Execução dos Trabalhos de Auditoria Interna;
16. O Mercado de trabalho no Brasil;
Caso Prático: Como Estruturar área atividade de Auditoria Interna.
 

Disciplinas C/H Conteúdo programático

II – Como Fortalecer a Ética e Combater as Fraudes em sua Empresa - Ênfase na Lei 12846/13-Anticorrupção e Canal de Denúncias.

08 Módulo II -  Dia 01 de Abril de 2015
 

1. Cenário Brasileiro e dados Estatísticos sobre Fraudes;
2. Por dentro das Fraudes, conheça as fraudes mais frequentes cometidas em áreas de maior riscos. Como são praticadas, como detectá-las e como evitá-las;
3. Aspectos e cuidados importantes que devem ser observados na contratação de empregados, terceiros e outros colaboradores;
4. Principais indícios de oportunidade e motivadores para fraudar;
5. Detectando quem é o agente Fraudador - Seu perfil e Características;
6. As fraudes contra as organizações e o papel da Auditoria Interna;
7. Meios preventivos a serem aplicados em Auditorias de Fraudes;
8. A política da empresa em relação à fraude, que fazer quando da descoberta; Como agir?;
9. Aspectos legais e fundamentais para serem adotados na recuperação de perdas e em relação ao agente fraudador;
10. Canal de Denúncias, Ética e o tratamento dos fatos;
11. Lei 12846/13-Anticorrupção e o ambiente corporativo;
12. Como o crime organizado contribui para a perpetração de fraudes no ambiente corporativo;
13. Espionagem empresarial-fraude comum no dia a dia das empresas;
14. Dependência química e uso de drogas no ambiente corporativo e a relação com a fraude;
15. Relatório das evidências encontradas e plano de ação pós-fraude;
16. Debates e apresentação de Casos Práticos.
 

Disciplinas C/H Conteúdo programático

III – A importância da Auditoria Interna em Processos de Gestão de Riscos

08 Módulo III - Dia 02 de Abril de 2015
 

1-Tipologia dos Riscos
• Riscos relacionados à estratégia;
• Riscos financeiros;
• Riscos relacionados à tecnologia da informação;
• Riscos operacionais;
• Riscos de conformidade;
• Riscos relacionados ao meio ambiente.

2-Classificação dos riscos
• Matriz de riscos;
• Impacto alto, médio ou baixo;
• Probabilidade alta, media ou baixa;
• Estável (nada sendo mudado);
• Crescente (devido a fatos como aumento de atividade);
• Decrescente (por previsão de implantação de novo sistema).

3-Componentes da Gestão de Riscos-COSO
• Ambiente Interno;
• Fixação de objetivos;
• Identificação de eventos;
• Avaliação de riscos;
• Resposta a risco;
• Atividades de Controle;
• Informações e comunicações;
• Monitoramento.

4-O processo de Risk Assessment-(Avaliação de Risco)
• Introdução ao ERM- Enterprise Risk Management;
• Parceria entre Auditores e Gestores;
• Levantamento de riscos junto aos gestores;
• Revisão dos riscos pela Auditoria.

5-Prioridades de Auditoria de riscos
• Processos que sofreram significativas alterações;
• Preocupações da alta administração;
• Fatores conjunturais e de mercado.

6-Fatores de limitação que podem afetar as prioridades
• Recursos Humanos;
• Acesso a informações;
• Custos de deslocamentos.

7-Outros aspectos a considerar
Processos de baixo risco;
Profundidade das análises;
Reavaliação dos riscos.

 

Disciplinas C/H Conteúdo programático

IV – Documentação de Auditoria Interna: Papéis de Trabalho, Relatórios, Sumários Executivos e Planos de Ação.

08 Módulo IV - Dia 03 de Abril 2015
 

1- Papéis de Trabalho
• Regras Básicas para Elaboração de Papéis de Trabalho;
• Características dos Papéis de Trabalho;
• Evidências das Verificações;
• Exigências dos Papéis de Trabalho;
• Identificação dos Papéis de Trabalho;
• Propriedade dos Papéis de Trabalho;
• Tipos de Papéis de Trabalho;
• Compilação de informações;
• Arquivamento;
• Pasta permanente;
• Pasta corrente;
• Prazo de arquivamento;
• Referenciações;
• Padronização dos Papéis de Trabalho.

2- Relatórios de Auditoria
• Considerações Iniciais;
• Normas de Comunicação-IIA Brasil;
• 2400-Comunicação de resultados;
• 2410-Critérios para comunicação;
• 2440-Divulgação dos resultados;
• Importância do Relatório;
• Estrutura Adequada;
• Identificação do Público Leitor;
• Redação Objetiva;
• Apresentação;
• Organização dos Tópicos;
• Elaboração do Índice;
• Desenvolvimento dos Assuntos;
• Coesão do Texto;
• Unidade de Estilo e Forma de Redação;
• Emprego de Padrões;
• Fatores que prejudicam a Eficiência da Redação;
• Fatores que contribuem para uma Redação Eficiente;
• Problemas Básicos de Redação;
• Dez coisas a não dizer em um relatório de auditoria;
• Exemplos de Relatórios de Auditoria Interna.

3- Sumário Executivo
• Objetivo;
• Estrutura;
• Exemplo.

4- Plano de Ação
• Objetivo;
• Estrutura;
• Monitoramento das ações corretivas norma 2500 IIA Brasil;
• Exemplo.

5-Apresentação do Software Audixpress.

Caso Prático: Elaboração de um Relatório de Auditoria
 

 
 
 
 

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