COMO AUDITAR GERENCIAR E FISCALIZAR CONTRATOS TERCEIRIZADOS

"Como executar preventivamente a Auditoria em contratações de Terceiros"

 

Salvador - BA

Curso Auditoria Interna em Recursos Humanos e Terceirizações

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CONTATO:

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E-mail e MSN: cursos@portaldeauditoria.com.br 

 

INTRODUÇÃO:

No Brasil estatísticas apontam que 65% das contratações terceirizadas são mal gerenciadas. As empresas tem terceirizado atividades sem o cuidado necessário buscando somente a redução de custos, sem considerar os riscos com os aspectos legais, trabalhistas, previdenciários e estratégicos que envolvem a contratação de terceiros.

É importante e necessário que as empresas conheçam as contratações terceirizadas, os procedimentos legais e administrativos e a gestão desses Contratos, visando eliminar riscos trabalhistas que por muitas vezes são aparentemente ocultos e sem importância. Qualquer desleixo na contratação de terceiros ou na administração dos contratos e da relação terceirizada poderá provocar expressivos impactos no fluxo de caixa da organização.

Assim, auditar, gerir e fiscalizar os Contratos de Terceirização torna-se vital para uma revisão de procedimentos, resultando em ação preventiva e não punitiva.

Esse treinamento visa preparar profissionais que trabalham na área ou que pretendem trabalhar, com o foco da prevenção para evitarem erros, irregularidades e custos desnecessários e desgastes, permitindo a gestão eficaz dos serviços.

O objetivo desse Curso, também, é o de fornecer procedimentos e técnicas de auditoria para a auto-revisão dos procedimentos que envolvem as relações contratuais terceirizadas minimizando riscos legais, administrativos e financeiros, obtendo o máximo de resultados com o mínimo de conflitos, e prevenir que a empresa sofra ações judiciais ou ações e multas administrativas dos órgãos fiscalizadores (DRT, INSS, Receita Federal e MPT-Ministério Público do Trabalho).

Participe desse Treinamento e conheça os meios eficazes para minimizar os riscos que envolvem os processos de terceirização, inclusive ferramentas de controle para inibir a formação de Passivos Trabalhistas (inclusive os Ocultos) e Autos de Infrações.

OBJETIVOS: 

Auditar e acompanhar contratos terceirizados de maneira prática e segura, salvaguardando os interesses da organização, evitando exposições legais, custos, riscos desnecessários e desgastes, permitindo a gestão eficaz dos serviços.

Fornecer procedimentos e técnicas de auditoria para a auto-revisão dos procedimentos que envolvem as relações contratuais terceirizadas minimizando riscos legais, administrativos e financeiros, obtendo o máximo de resultados com o mínimo de conflitos.

DESTINADO A: 

Gerentes Administrativos e Financeiros, Recursos Humanos, Gestores responsáveis pela contratação de terceiros, Gerentes e Fiscais de Contratos Terceirizados, Auditores e Consultores, Demais profissionais direta ou indiretamente ligados à atividade de compra de serviços.

FACILITADOR

            Professor Ibraim Lisboa

Consultor da UPGRADE Negócios Empresariais, Administrador de Empresas, Auditor, Contabilista, Perito, Pós-Graduado em Direito Empresarial e em Administração e Finanças, Mestre em Marketing, Consultor em Gestão Empresarial com 30 anos de experiência em Auditoria, Perícias, Prevenção de Riscos Empresariais e Investigação de Fraudes Corporativas. Membro efetivo do Instituto dos Auditores Internos do Brasil - AUDIBRA.
Ministra Cursos e Palestras nas áreas de Segurança Patrimonial e Corporativa, Auditoria, Redução de Riscos e Custos com Passivo Trabalhista, Desenvolvimento e Gestão de Atividades Terceirizadas, dentre outros.
Pioneiro, no Brasil, com o treinamento "Prevenção de Fraudes Corporativas e Riscos Empresariais". Forte atuação em Treinamentos Empresariais realizados em todo o Brasil, em parceria com o Portal de Auditoria.

Autor dos Livros eletrônicos (E-book) "Manual de Auditoria Interna - Conceitos Práticas para Implementar a Auditoria Interna" e "Como Formar uma Equipe de Auditores Internos - Aspectos Técnicos e Comportamentais para o Exercício Profissional da Auditoria Interna", editados pela MAPH Editora Ltda. - Curitiba/PR.

PROGRAMA: 

1- AUDITORIA EM TERCEIRIZAÇÕES

·      O que é e como pode ser aplicada essa ferramenta preventiva como auto-revisão dos processos de contratação de terceiros

·      A moderna concepção da auditoria 

2-  COMO PLANEJAR E EXECUTAR A AUDITORIA EM CONTRATAÇÃO DE TERCEIROS

·      Planejamento dos trabalhos

·      Estratégia de abordagem inicial

·      Identificação de prioridades e riscos

·      O papel dos auditores e auditados no processo de auditoria 

3- O MECANISMO DA TERCEIRIZAÇÃO

·      Histórico da terceirização no Brasil e no Mundo

·      Razões que levam as empresas a terceirizar as suas atividades

·      Considerações gerais sobre terceirização

·      Modalidades de contratações terceirizadas

·      Áreas de aplicação da terceirização

·      Fatores comprometedores da contratação de serviços e mão-de-obra terceirizada   

 4- AUDITORIA EM PROCESSOS DE SELEÇÃO E CONTRATAÇÃO DE TERCEIROS

·      Capacidade empresarial do terceiro

·      Análise cadastral do terceiro

·      Custo real da modalidade terceirizada (serviço ou mão-de-obra)

·      Rotinas preventivas para  empresas tomadoras de serviços terceirizados

 5- AUDITORIA EM CONTRATOS DE TERCEIROS – Aspectos Legais

·      A importância do Contrato Eficaz e Seguro (Cláusulas contratuais)

·      Documentação e procedimentos relevantes do terceiro

·      Procedimentos para pagamento do terceiro

·      Retenções tributárias de terceiros prestadores de serviços

·      Evidência de Procedimentos na Contratação para evitar a geração de Passivo Trabalhista/Tributário/Financeiro.(Riscos contratuais)

·      Inclusão de cláusulas inovadoras e assecuratórias para garantir desempenho, produtividade e qualidade do terceiro

 6- AUDITORIA DE GESTÃO EM CONTRATOS TERCEIRIZADOS-Aspectos Estratégicos

·      Ações do Gestor/Fiscal-Postura/Atribuições/Perfil

·      Diagnose empresarial/contratual – procedimentos

·      A responsabilidade civil e criminal do tomador dos serviços

·      Responsabilidade solidária e subsidiária

·      Atendimento à fiscalização/atuação da DRT e do MPT

·      Solução de divergências nas rescisões contratuais via arbitragem     

 7- O RELATÓRIO DA AUDITORIA

·      A importância do relatório final

·      Como apresentar e implementar relatórios

 8-  DIFERENCIAL DESSE TREINAMENTO

Será disponibilizado aos participantes  um CD contendo Roteiros e Procedimentos de Auditoria como parte integrante do material didático, imprescindível para auditar e acompanhar a  gestão de contratos terceirizados.   

DADOS BÁSICOS DO CURSO ::

Nome do Curso: COMO AUDITAR GERENCIAR E FISCALIZAR CONTRATOS TERCEIRIZADOS

Carga-horária: 8 horas/aula

Data:
Horário:  Início 8:30 horas e término 17:30 horas
Investimento:  Solicitar informações (haverá desconto para mais de um participante da mesma empresa)

Local:
Incluso:

       Material Didático
       Coffee-Break
       Certificado de Conclusão

 

INSCRIÇÕES ::

Portal de Auditoria®

Telefones: (41) 3372-9141 | (71) 4062-9568 | (11) 4063-9121

E-mail: atendimento@portaldeauditoria.com.br

 

 

Observações:

        - O Portal de Auditoria e Upgrade Treinamentos reserva-se no direito de não realizar o curso caso não haja formação da turma, restituindo o valor integral da inscrição no prazo de 07 dias, a contar da data de cancelamento.
 

Apoio:: Sugestão de material relacionado ao curso::
  

Auditoria e Controles de Terceirização

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