COMO AUDITAR GERENCIAR E FISCALIZAR CONTRATOS TERCEIRIZADOS
"Como executar preventivamente a Auditoria em contratações de Terceiros"
Salvador - BA
Veja relação completa de cursos | Realização e Organização: | Faça já sua inscrição, clique aqui! |
|
Portal de Auditoria®
Telefones: (41) 3372-9141 | (71) 4062-9568 | (11) 4063-9121
E-mail e : cursos@portaldeauditoria.com.br
No Brasil estatísticas apontam que 65% das contratações terceirizadas são mal gerenciadas. As empresas tem terceirizado atividades sem o cuidado necessário buscando somente a redução de custos, sem considerar os riscos com os aspectos legais, trabalhistas, previdenciários e estratégicos que envolvem a contratação de terceiros.
É importante e necessário que as empresas conheçam as contratações terceirizadas, os procedimentos legais e administrativos e a gestão desses Contratos, visando eliminar riscos trabalhistas que por muitas vezes são aparentemente ocultos e sem importância. Qualquer desleixo na contratação de terceiros ou na administração dos contratos e da relação terceirizada poderá provocar expressivos impactos no fluxo de caixa da organização.
Assim, auditar, gerir e fiscalizar os Contratos de Terceirização torna-se vital para uma revisão de procedimentos, resultando em ação preventiva e não punitiva.
Esse treinamento visa preparar profissionais que trabalham na área ou que pretendem trabalhar, com o foco da prevenção para evitarem erros, irregularidades e custos desnecessários e desgastes, permitindo a gestão eficaz dos serviços.
O objetivo desse Curso, também, é o de fornecer procedimentos e técnicas de auditoria para a auto-revisão dos procedimentos que envolvem as relações contratuais terceirizadas minimizando riscos legais, administrativos e financeiros, obtendo o máximo de resultados com o mínimo de conflitos, e prevenir que a empresa sofra ações judiciais ou ações e multas administrativas dos órgãos fiscalizadores (DRT, INSS, Receita Federal e MPT-Ministério Público do Trabalho).
Participe desse Treinamento e conheça os meios eficazes para minimizar os riscos que envolvem os processos de terceirização, inclusive ferramentas de controle para inibir a formação de Passivos Trabalhistas (inclusive os Ocultos) e Autos de Infrações.
OBJETIVOS:Auditar e acompanhar contratos terceirizados de maneira prática e segura, salvaguardando os interesses da organização, evitando exposições legais, custos, riscos desnecessários e desgastes, permitindo a gestão eficaz dos serviços.
Fornecer procedimentos e técnicas de auditoria para a auto-revisão dos procedimentos que envolvem as relações contratuais terceirizadas minimizando riscos legais, administrativos e financeiros, obtendo o máximo de resultados com o mínimo de conflitos.
Gerentes Administrativos e Financeiros, Recursos Humanos, Gestores responsáveis pela contratação de terceiros, Gerentes e Fiscais de Contratos Terceirizados, Auditores e Consultores, Demais profissionais direta ou indiretamente ligados à atividade de compra de serviços.
Professor Ibraim Lisboa
Consultor da UPGRADE Negócios Empresariais, Administrador de Empresas, Auditor, Contabilista, Perito, Pós-Graduado em Direito Empresarial e em Administração e Finanças, Mestre em Marketing, Consultor em Gestão Empresarial com 30 anos de experiência em Auditoria, Perícias, Prevenção de Riscos Empresariais e Investigação de Fraudes Corporativas. Membro efetivo do Instituto dos Auditores Internos do Brasil - AUDIBRA.
Ministra Cursos e Palestras nas áreas de Segurança Patrimonial e Corporativa, Auditoria, Redução de Riscos e Custos com Passivo Trabalhista, Desenvolvimento e Gestão de Atividades Terceirizadas, dentre outros.
Pioneiro, no Brasil, com o treinamento "Prevenção de Fraudes Corporativas e Riscos Empresariais". Forte atuação em Treinamentos Empresariais realizados em todo o Brasil, em parceria com o Portal de Auditoria.
Autor dos Livros eletrônicos (E-book) "Manual de Auditoria Interna - Conceitos Práticas para Implementar a Auditoria Interna" e "Como Formar uma Equipe de Auditores Internos - Aspectos Técnicos e Comportamentais para o Exercício Profissional da Auditoria Interna", editados pela MAPH Editora Ltda. - Curitiba/PR.1- AUDITORIA EM TERCEIRIZAÇÕES
· O que é e como pode ser aplicada essa ferramenta preventiva como auto-revisão dos processos de contratação de terceiros
· A moderna concepção da auditoria
2- COMO PLANEJAR E EXECUTAR A AUDITORIA EM CONTRATAÇÃO DE TERCEIROS
· Planejamento dos trabalhos
· Estratégia de abordagem inicial
· Identificação de prioridades e riscos
· O papel dos auditores e auditados no processo de auditoria
3- O MECANISMO DA TERCEIRIZAÇÃO
· Histórico da terceirização no Brasil e no Mundo
· Razões que levam as empresas a terceirizar as suas atividades
· Considerações gerais sobre terceirização
· Modalidades de contratações terceirizadas
· Áreas de aplicação da terceirização
· Fatores comprometedores da contratação de serviços e mão-de-obra terceirizada
4- AUDITORIA EM PROCESSOS DE SELEÇÃO E CONTRATAÇÃO DE TERCEIROS
· Capacidade empresarial do terceiro
· Análise cadastral do terceiro
· Custo real da modalidade terceirizada (serviço ou mão-de-obra)
· Rotinas preventivas para empresas tomadoras de serviços terceirizados
5- AUDITORIA EM CONTRATOS DE TERCEIROS – Aspectos Legais
· A importância do Contrato Eficaz e Seguro (Cláusulas contratuais)
· Documentação e procedimentos relevantes do terceiro
· Procedimentos para pagamento do terceiro
· Retenções tributárias de terceiros prestadores de serviços
· Evidência de Procedimentos na Contratação para evitar a geração de Passivo Trabalhista/Tributário/Financeiro.(Riscos contratuais)
· Inclusão de cláusulas inovadoras e assecuratórias para garantir desempenho, produtividade e qualidade do terceiro
6- AUDITORIA DE GESTÃO EM CONTRATOS TERCEIRIZADOS-Aspectos Estratégicos
· Ações do Gestor/Fiscal-Postura/Atribuições/Perfil
· Diagnose empresarial/contratual – procedimentos
· A responsabilidade civil e criminal do tomador dos serviços
· Responsabilidade solidária e subsidiária
· Atendimento à fiscalização/atuação da DRT e do MPT
· Solução de divergências nas rescisões contratuais via arbitragem
7- O RELATÓRIO DA AUDITORIA
· A importância do relatório final
· Como apresentar e implementar relatórios
8- DIFERENCIAL DESSE TREINAMENTO
Será disponibilizado aos participantes um CD contendo Roteiros e Procedimentos de Auditoria como parte integrante do material didático, imprescindível para auditar e acompanhar a gestão de contratos terceirizados.
Nome do Curso: COMO AUDITAR GERENCIAR E FISCALIZAR CONTRATOS TERCEIRIZADOS |
||||
Carga-horária: 8 horas/aula |
||||
Data: | ||||
Horário: Início 8:30 horas e término 17:30 horas | ||||
Investimento: Solicitar informações (haverá desconto para mais de um participante da mesma empresa) | ||||
Local: |
||||
Incluso: | ||||
Material Didático |
||||
|
||||
• INSCRIÇÕES :: |
||||
|
||||
Observações: |
||||
- O Portal de Auditoria e Upgrade Treinamentos reserva-se no
direito de não realizar o curso caso não haja
formação da turma, restituindo o valor integral da
inscrição no prazo de 07 dias, a contar da
data de cancelamento. |
Apoio:: | • Sugestão de material relacionado ao curso:: |