Curso Auditoria Interna em Recursos Humanos e Terceirizações


TREINAMENTO

 

Uma das prioridades de qualquer gestor de RH é procurar utilizar de forma proveitosa a experiência, a técnica e as capacidades das pessoas. E como a tecnologia e o conhecimento ampliam-se diariamente, torna-se imprescindível ajustar tais variações mediante treinamento de pessoas.

 

Obviamente, o gestor não conseguirá dominar todos os detalhes necessários ao funcionamento de uma organização, já que as tarefas são complexas e especializadas.


Portanto, um programa de treinamento terá que ser implementado, permitindo assim a absorção contínua de conhecimentos e tecnologias pelas equipes da organização.

Poderíamos listar algumas vantagens de um programa de treinamento:

  1. Motivação dos colaboradores.
  2. Receptividade individual para exercício de novas funções e tarefas.
  3. Melhoria da qualidade e quantidade da produção.
  4. Possibilidades de resultados econômicos a curto prazo.
  5. Incentivo à qualificação das equipes.

OBJETIVOS DO TREINAMENTO

 

Treinar pessoas é qualificá-las para o melhor desempenho de tarefas, funções e rotinas. Neste sentido, os principais objetivos de um programa de treinamento seriam:

 

a)      Ajudar a organização a alcançar seus objetivos, o mais economicamente possível (é considerado um "investimento" empresarial);

b)      Mudar a atitude das pessoas, melhorando o clima organizacional, aumentando a motivação e tornando-as mais receptivas à chefia;

c)       Preparar o pessoal para tarefas peculiares à organização;

d)      Reduzir ou eliminar a diferença entre o atual desempenho do pessoal e os exigidos para as funções existentes;

e)      Proporcionar oportunidades aos funcionários de todos os níveis de obterem o conhecimento, a prática e a conduta requeridos pela organização.

 

ETAPAS DO PROCESSO DE TREINAMENTO

 

1. LEVANTAMENTO DAS NECESSIDADES DE TREINAMENTO

 

O levantamento da necessidade de treinamento deve fornecer as seguintes informações para que se possa traçar a programação correspondente:

 

O que deve ser ensinado?

Quem deve aprender?

Quando deve ensinado?

Onde deve ser ensinado?

Como se deve ensinar?

Quem deve ensinar?

 

MÉTODOS PARA O LEVANTAMENTO DAS NECESSIDADES DE TREINAMENTO

 

Para levantar as necessidades de treinamento podem-se utilizar os seguintes métodos:

 

1         Avaliação do desempenho – através da avaliação rotineira de desempenho é possível descobrir necessidades prementes de aperfeiçoamento. Obtemos assim informações sobre desempenhos globais de setores, resultando numa atenção imediata dos responsáveis pelo treinamento.

 

2         Observação – verificar onde haja evidência de trabalho ineficiente, como manutenção excessiva de equipamentos, atrasos em relação aos cronogramas, desperdícios de materiais, número acentuado de problemas disciplinares, absenteísmo, pouca inovação, etc.

 

3         Questionários ­- através de questionários e listas de verificação, pesquisam-se aspectos que coloquem em evidência as necessidades de treinamento.

 

4         Solicitação de supervisores e gerentes – quando a necessidade de treinamento atinge um nível muito alto, os próprios gerentes e supervisores tornam-se propensos a solicitar treinamento para o seu pessoal.

 

5         Entrevistas com supervisores e gerentes – contatos diretos com supervisores e gerentes, com referência a possíveis problemas solucionáveis através do treinamento, geralmente surgem por meio de entrevistas com os responsáveis pelos vários setores.

 

6         Exame de empregados – testes sobre o conhecimento do trabalho de empregados que executam determinadas funções ou tarefas.

 

7         Modificação do trabalho – sempre que modificações totais ou parciais nas rotinas de trabalho sejam introduzidas, torna-se necessário treinamento prévio dos empregados nos novos métodos e processos de trabalho.

 

8         Entrevista de saída – quando o empregado está rescindindo seu contrato é o momento mais apropriado para conhecer, não apenas sua opinião sincera sobre a organização, mas também as razões que motivam sua saída. É possível que várias deficiências organizacionais, motivacionais e estruturais, passíveis de correção, venham à superfície.

 

2. PROGRAMAÇÃO DE TREINAMENTO

 

Após o levantamento das necessidades, escolhem-se os meios para sanar as necessidades indicadas ou percebidas de treinamento.

 

A programação de treinamento é sistematizada e fundamentada sobre os aspectos relevantes que devem ser analisados durante o levantamento:

 

1.       Qual a necessidade?

2.       Onde foi assinalada em primeiro lugar?

3.       Ocorre em outra área ou setor?

4.       Qual é a causa?

5.       É parte de uma necessidade maior?

6.       Como resolvê-la: em separados ou combinados com outras?

7.       É preciso alguma providência inicial, antes de resolvê-la?

8.       A necessidade é imediata? Qual a sua prioridade em relação às demais?

9.       A necessidade é permanente ou temporária?

10.   Quantas pessoas e quantos serviços serão atingidos?

11.   Qual o tempo disponível para o treinamento?

12.   Qual o custo provável do treinamento?

13.   Quem irá executar o treinamento?

14.   Qual o retorno medível para a organização?

 

Normalmente, fala-se do “custo” de treinamento, mas esquece-se algo relevante: “qual o custo do não-treinamento?”, ou seja, se nenhum treinamento for feito - qual o custo a ser arcado?

 

Exemplo:

 

Determinada gerência de materiais detectou que 1,5% dos materiais processados na seção B foram refugados, em função de operação inadequada dos mesmos por funcionários alocados na seção.

 

Estima-se que o custo total de treinamento, para os funcionários da seção B, é de R$ 20.000,00 – compreendendo:

 

1. O tempo total que os funcionários estarão ausentes da produção, sendo treinados (custo-hora/homem).

2. O tempo total que a seção B deixará de produzir (custo-hora/máquina).

3. O tempo de supervisores que ministrarão o treinamento (custo-hora/supervisão).

4. Materiais necessários.

5. Tempo de confecção de manuais explicativos, etc.

 

Entretanto, a persistir o problema, o custo de materiais desperdiçados é de R$ 5.000,00/mês.

 

Portanto, podemos afirmar que o treinamento “se paga” após 4 meses:

 

R$ 20.000,00 dos custos globais de treinamento

Dividido por

R$ 5.000,00 do custo a ser diminuído com a redução de desperdícios/mês

Igual a

4 meses para recuperar os custos de treinamento.

(...)

 

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Conteúdo retirado da Obra GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS, para acessar mais assuntos atualizados, clique aqui.

Gestão de Recursos Humanos

 

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