Gestão de Recursos Humanos


 SELEÇÃO POR COMPETÊNCIAS

 

INTRODUÇÃO

 

A decisão quanto à dispensa de um funcionário deve ser muito bem pensada, mas a decisão da admissão deve ser considerada com muito mais cuidado. Todos sabem que a pessoa adequada no cargo adequado é garantia de bom serviço, porém, poucos são os que conseguem presumir as características de uma pessoa e sua relação no desempenho de uma atividade funcional dentro de uma organização. O candidato deve ser avaliado dentro do contexto da função que irá desempenhar. Por exemplo, uma bela bailarina, com seu delicado porte físico, pode apresentar, aparentemente, todas as características essenciais ao desempenho de sua função, mas é somente no palco que saberemos se será uma grande bailarina.

 

O mundo globalizado em que vivemos hoje valoriza as competências essenciais como diferencial competitivo. Empresas que primam pela competência sempre buscam pessoas competentes para integrarem seus quadros funcionais.  A competência pode ser adquirida, e trazer consigo bons resultados, capacitando o indivíduo a planejar, compartilhar, ouvir e organizar.

 

A tendência atual de mercado pede pessoas competentes, dotadas de habilidades não somente no campo técnico, mas também político e comportamental. Por esses motivos, a seleção de profissionais  passou a ser vista como uma escolha de competências e se constitui em um desafio, capaz de identificar potenciais talentos e otimizar as escolhas, maximizando, dessa maneira,  a assertividade no resultado do processo.

 

DEFINIÇÃO

 

Primeiramente, precisamos compreender o termo “competência”, e definir exatamente o que entendemos por “ser competente”.

 

Ser competente é uma capacidade específica relacionada à realização de uma determinada tarefa, já o termo competência apresenta uma noção mais duradoura, que envolve conhecimentos, habilidades, decisões e ações que capacitam o indivíduo para a execução de uma tarefa em qualquer situação, em qualquer momento que for necessário. 

 

Assim, uma moça que fez um delicioso bolo de chocolate para servir com café às suas amigas foi competente ao executar essa tarefa, mas talvez não tenha competência para ser uma confeiteira, ou não esteja habilitada a preparar outros bolos e tortas.

 

Dessa maneira, competência pode ser definida por meio da união de conhecimentos, habilidades, decisões e ações que possibilitam ao indivíduo agir com segurança e assertividade na realização de uma tarefa, em qualquer momento, sob as mais variadas situações.

 

Cada pessoa tem seu próprio conjunto de competências, pessoais e profissionais, que a diferencia competitivamente, tanto no âmbito técnico quanto comportamental. Esse diferencial pode ser entendido como o perfil de competências de cada um.

 

Hoje, as competências comportamentais ocupam um lugar de destaque em relação às técnicas, antes ampla e exclusivamente consideradas. Com a mudança desses parâmetros, muitos profissionais têm apresentado desempenho não-satisfatório em seus ambientes de trabalho, prejudicando suas carreiras, exatamente porque não se adaptaram e não deram valor às competências profissionais.

 

Podemos concluir, portanto, que tanto as competências técnicas como as comportamentais são fundamentais e, ao serem definidas como necessárias para um determinado cargo, descrevem as características de ambas as áreas que o profissional deve apresentar para que possa realizar suas atividades com sucesso.

 

As competências técnicas compreendem conhecimentos, aptidões técnicas e específicas de determinada área, e seu maior desafio está em acrescentar a essas habilidades também àquelas relacionadas às competências comportamentais, antes que o mercado exclua os profissionais que as priorizam devido à sua formação. As competências comportamentais, por sua vez, abrangem aquelas ações e comportamentos que estão de acordo com a atividade desempenhada, que correspondem à atitude  do profissional.

 

Classificação das Competências:

 

 

CONHECIMENTOS

 

 

HABILIDADES

 

 

ATITUDES

 

Conhecer

Ser capaz de executar

Ter atitude para executar

Conhecimentos técnicos e escolares.

 

 

 

Vivências e experiências adquiridas na execução de tarefas.

Ações de acordo com os objetivos das tarefas desenvolvidas.

 

O “conhecimento” compreende não apenas o saber sobre o assunto, mas também o executar e a maneira de agir em relação a ele.

 

Os três fatores se correlacionam e atualmente não podem ser compreendidos isoladamente, tampouco pode-se considerar apenas os dois primeiros como acontecia no passado. Hoje, o fator “atitude” é entendido como de grande relevância, sendo o diferencial competitivo do profissional.

 

Por esse motivo, atualmente buscamos profissionais com perfil comportamental adequado para cada cargo.  

Pontos retirados da Obra RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL, para acessar mais conteúdos atualizados sobre esse assunto aqui.

Recrutamento e Seleção de Pessoal

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