Ad Business Embassy é a primeira empresa de auditoria e consultoria com foco no mercado publicitário
 

A KSI Brasil – consultoria e auditoria associada ao grupo britânico KS International – se uniu a KSI Argentina e a outros três escritórios do grupo na América Latina e um em Portugal para criar a AD Business Embassy, primeira auditoria e consultoria voltada exclusivamente ao atendimento das agências de propaganda.

“O objetivo é oferecer serviços na área de contabilidade e auditoria com um nível elevado de especialização e conhecimento da atividade publicitária, que têm aspectos próprios de estruturação do negócio comparativamente a outros setores”, afirma Ismael Martinez, sócio diretor da KSI Brasil e sócio-diretor da AD Business Embassy.

A proposta de criação da AD Business Embassy surgiu a partir de conversas entre a KSI Brasil e a empresa argentina do grupo KS International, contando com a experiência desta última no setor de publicidade, onde atua há mais de 40 anos e atende cerca de 35% das grandes agências instaladas na Argentina, locais e internacionais.

Matías Tejero, sócio-diretor Ad Business Embassy e sócio-diretor da KSI Argentina, destaca que “o serviço de consultoria e de outsourcing nas áreas de finanças e contabilidade permite aos publicitários priorizarem sua atividade principal, além de melhorar rentabilidade das agências e ser importante para operações de fusões e aquisições, que estão se intensificando, principalmente no Brasil”.

Embora o mercado publicitário argentino seja bem menor do que o brasileiro – movimenta US$ 5 bilhões ao ano, em comparação aos cerca de US$ 15 bilhões movimentados no Brasil – já possui uma tradição de terceirização dos serviços de contabilidade, e de contratação de serviços de auditoria, ao contrário do Brasil, em que a contabilidade é desenvolvida internamente nas empresas e poucas agências contratam auditoria, até pelo fato de não publicarem suas demonstrações contábeis.

A terceirização dos serviços de contabilidade das empresas de publicidade na Argentina se intensificou há 20 anos com o movimento de fusão e aquisição das agências. “Com a fusão das empresas de publicidade, tornou-se mais vantajoso, para as agências, em diversos aspectos, contratar o serviço de uma auditoria e consultoria especializada que, ademais, preza pela qualidade ao oferecer serviços certificados e endossados pelas leis locais e internacionais de contabilidade”, conta Tejero.

Entre os serviços prestados estão: revisão tributária, INSS trabalhista, liquidação salarial, contabilidade, outsourcing fiscal contábil e trababalhista, consultoria empresarial e due dilligence para fusão e aquisição.

A diferença entre os serviços de contabilidade prestados às empresas do setor de publicidade e dos demais setores está na estruturação dos negócios. “O fato das verbas de veiculação dos clientes estarem inseridas no faturamento das agências, por exemplo, é um aspecto diferente de outros setores, e requer atenção na questão tributária, para que as agências não sejam oneradas pela cobrança do imposto relativo aos recursos do cliente”, observa Tejero. No Brasil, inclusive, têm ocorrido problemas com a cobrança de tributos sobre o conjunto do faturamento em algumas localidades fora dos grandes centros.

Na Argentina, a KSI trabalha tanto para agências de publicidade, como digitais, de comunicação, pesquisa e assessoria de imprensa. Agora, com a Ad Business Embassy ligada aos principais mercados de publicidade da América Latina e do mundo – o Brasil está entre os cinco maiores mercados –, a intenção é crescer ainda mais. No Brasil, essa expansão deve ocorreer incialmente nas localidades onde a KSI Brasil atua: São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Manaus e Salvador.

 

Fonte: GP Comunicação

  

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