Auditoria e Gestão de Riscos Empresariais

Lei Sarbanes-Oxley e o Informe COSO

Dias 11 e 12 de Dezembro em São Paulo - SP

Agenda: Belo Horizonte / Curitiba / Porto Alegre / Rio de Janeiro / São Paulo

 Curso Auditoria e Gestão de Riscos Empresariais -  Lei Sarbanes-Oxely e o Informe COSO

Nome do Curso: Auditoria e Gestão de Riscos Empresariais - Lei Sarbanes-Oxley e o Informe COSO
Carga-horária:
16 horas/aula
Data:
Dias 11 e 12 de Dezembro de 2014
Horário:
Início 8:30 horas e término 18:00 horas
Local: Av. Paulista, 807, 18º andar - São Paulo - DoMore Eventos
Valor de investimento: Solicite informações
Telefones
:
(41) 3272-8507 | (11) 4063-9121 | (21) 4062-7017 | (31) 4062-7641 | (51) 4063-8502

E-mail:
cursos@portaldeauditoria.com.br

 

CURSO DE FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS - Teoria e Prática para o Exercício Profissional da Auditoria Interna


INTRODUÇÃO:

Muito se tem falado sobre controles internos. O que é um controle interno? É um normativo? É um sistema? Afinal, para que serve um controle interno? É uma ferramenta para auxiliar as operações de uma empresa ou para atrapalhar? É um instrumento que só é útil à auditoria ou a toda empresa?
Estas perguntas eram respondidas de diferentes maneiras, conforme a quem se perguntava.

Gerentes tinham uma opinião sobre controle interno que não era a mesma dos Auditores Internos, que por sua vez tinham uma visão diferente dos funcionários da controladoria. A falta de um denominador comum ajudava a aumentar a confusão sobre o papel e significado dos controles internos para a empresa.

OBJETIVOS:

Expor como utilizar o enfoque do risco para obtenção das evidências e argumentos sustentáveis que referendam a opinião do auditor nos trabalhos que executa aplicando a Informe COSO, Lei Sarbanes-Oxley e Governança Corporativa.

DESTINADO A:

Auditores, Auditores Internos, Controlers, profissionais das áreas Administrativas, Gestão,  demais interessados em entender a Auditoria Interna como ferramenta de controle e gestão de riscos.


PROGRAMA:

Módulo I – Normas e responsabilidades do auditor.
• Normas gerais
• Normas de trabalho de campo
• Normas de informação
• Normas para o exercício profissional da auditoria interna
• Fases de uma auditoria
• Evidência
• O risco de auditoria
• O controle Interno

Módulo II – Conceito de controle interno, Informe COSO, Lei Sarbanes-Oxley e Governança Corporativa.
• Controle interno
• Novos modelos no enfoque do controle interno
• Committee Of Sponsoring Organizations ( COSO )
• Objetivos do controle interno
• Elementos do controle interno
• Entorno do controle
• Avaliação dos riscos
• Atividades de controle
• Lei Sarbanes-Oxley
• Governança corporativa
• Experiência no Brasil
• Desenvolvimento de um ambiente corporativo sustentável

Módulo III – O programa de auditoria
• Introdução
• Modelo de desenho de programa de auditoria

Módulo IV – A documentação da auditoria
• Introdução
• Caracterização e conteúdo dos papéis de trabalho
• Organização e controle dos papéis de trabalho
• Avaliação das evidências
• O relatório de auditoria

Módulo V- Auditoria - Casos
• Estrutura organizacional e informações financeiras- XPTO
• Controle interno nas áreas de caixa e bancos –ASA BRANCA


FACILITADOR - PROF. IBRAIM LISBOA

 

Consultor do Portal de Auditoria, Administrador de Empresas, Auditor, Contabilista, Perito, Pós-Graduado em Direito Empresarial e em Administração e Finanças, Mestre em Marketing, Consultor em Gestão Empresarial com 30 anos de experiência em Auditoria, Perícias, Prevenção de Riscos Empresariais e Investigação de Fraudes Corporativas. Membro efetivo do Instituto dos Auditores Internos do Brasil - AUDIBRA. Ministra Cursos e Palestras nas áreas de Segurança Patrimonial e Corporativa, Auditoria, Redução de Riscos e Custos com Passivo Trabalhista, Desenvolvimento e Gestão de Atividades Terceirizadas, dentre outros.


Pioneiro, no Brasil, com o treinamento "Prevenção de Fraudes Corporativas e Riscos Empresariais". Forte atuação em Treinamentos Empresariais realizados em todo o Brasil.

 

Autor dos livros eletrônicos (E-book's) Manual de Auditoria Interna, Como Formar uma Equipe de Auditores Internos e Auditoria Interna Operacional, todas editadas pelo Portal de Auditoria - Curitiba/PR. (disponíveis nos sites www.portaldeauditoria.com.br e www.maph.com.br).



 

Outras empresas que já realizaram cursos com o Portal de auditoria

 

 

Planejamento Tributário PIS/COFINS para SUPERMERCADOS e HIPERMERCADOS,curso de planejamento tributario, planejamento tributario, curso do lucro presumido, lucro presumido, lucro real, curso de planejamento tributário mudança do lucro presumido e simples nacional para o lucro real, mudança de regime tributario, curso tributario, cursos tributarios, informações tributarias, tributário

ENTENDENDO A LEI SARBANES OXLEY

Em dezembro de 2001, o mundo, ainda abalado pelos atentados terroristas ocorridos em 11 de setembro, foi surpreendido por outro evento com proporções globais: a descoberta de manipulações contábeis em uma das empresas mais conceituadas dos Estados Unidos: a ENRON. Essa descoberta deu inicio a um efeito dominó, com a constatação de práticas de manipulação em várias outras empresas, não só norte–americanas, mas no resto do mundo, resultando em uma crise de confiança em níveis inéditos desde a quebra da bolsa norte-americana em 1929. Resultou no enfraquecimento do grau de confiança dos investidores, abalando o equilíbrio não apenas do mercado daquele país, mas também dos demais mercados internacionais.

A Lei Sarbanes Oxley de 2002 também conhecida como Public Company Accounting Reformand Investor Protection Actof 2002 e comumente chamada SOX ou SarBox, sancionada em 30 de julho de 2002, é uma lei federal dos USA em resposta aos inúmeros escândalos corporativos e contábeis de grandes proporções o corridos na época.

Nomeada com base nos nomes de seus patrocinadores legislativos, Senador Sarbanes (democrata de Maryland) e Deputado Michel G. Oxley (republicano de Ohio), a lei foi aprovada pela Câmara por votação de 423 a 3 e pelo Senado por 99 a 0.

A legislação é abrangente e estabelece novos padrões e melhorias para todas as companhias abertas norte americanas, conselhos de administração, diretorias e empresas de auditoria interna.

A lei possui 11 títulos, indo de responsabilidades adicionais os conselhos de administração das empresas a penalidade criminais, e requer da Securities and Exchange Commission –SEC a implementação de regras definidas pela lei.

A primeira parte da lei estabelece uma nova agência o Public Company Acconting Oversight Board (PCAOB), que tem o encargo de supervisionar, regulamentar, inspecionar e disciplinar as empresas de auditoria externa em seus papéis de auditores de companhias abertas.

A Sarbanes tem por objetivo estabelecer sanções que coíbam procedimentos não éticos e em desacordo com as boas práticas de governança corporativa por parte das empresas atuantes no mercado norte americano. O objetivo final é restabelecer o nível de confiança nas informações geradas pelas empresas.


Outros Artigos sobre Auditoria Interna

Fraudes Corporativas "como prevenir perdas por fraudes e desfalques na empresa" - Os mais perigosos adversários de sua empresa podem estar no próprio organograma..., veja mais.

A Auditoria Interna passa por valorização no cenário atual - As empresas estão cada vez mais preocupadas em manter uma estrutura financeira saudável. A auditoria é um instrumento de monitoramento e avaliação do controle interno e representa um dos alicerces da gestão de risco..., veja mais.

Auditoria Interna desempenha um papel de importância fundamental para as identificar Riscos e Falhas de Controles - A globalização da economia e o surgimento de mercados comuns fazem com que a Auditoria Interna deixe de ter uma função com conotação Policialesca e Repressiva..., veja mais.

Por que fazer uma Auditoria Interna em Recursos Humanos? - ...as auditorias especializadas exercem um papel de fundamental importância para as empresas. Os seus resultados, além de se constituírem em algo precioso para a tranquilização dos executivos do alto comando, fornecem preciosas recomendações corretivas e preventivas à exposição da organização face a multas, reclamações e outros dissabores...,veja mais.


OBS: O Portal de Auditoria reserva-se no direito de não realizar o curso caso não haja formação da turma, restituindo o valor integral da inscrição no prazo de 03 dias úteis, a contar da data de cancelamento.

 Auditoria Interna em Gestão de Contratos; auditoria em contratos, curso de auditoria interna, curso de Gestão de Contratos, planejamento de contratos, Planejamento Tributário PIS/COFINS para FÁBRICA e COMÉRCIO DE RAÇÕES, FRIGORÍFICOS, INDUSTRIALIZAÇÃO AVES, BONIVOS e SUÍNOS e conexos (Conforme novas alterações Leis 12.058/2009 e 12.350/2010),curso de planejamento tributario, planejamento tributario, curso do lucro presumido, lucro presumido, lucro real, curso de planejamento tributário mudança do lucro presumido e simples nacional para o lucro real, mudança de regime tributario, curso tributario, cursos tributarios, informações tributarias, tributário