FRAUDES CORPORATIVAS "COMO PREVENIR PERDAS POR FRAUDES E DESFALQUES NA EMPRESA"

 

"Não Existem Empresas Seguras". (Revista Exame - Edição nº 913 - 12/03/2008 - pág.122 - Agenda do Líder)

Os mais perigosos adversários de sua empresa podem estar no próprio organograma...

A perda por fraudes é um dos principais flagelos que atacam todo tipo de organização. A nível internacional, estima-se que as empresas perdem por esta causa 5% do faturamento anual. É por isso que as companhias têm destinado consideráveis recursos à prevenção e à detecção deste tipo de situações.

 

Neste novo cenário, a prevenção desempenha um papel-chave, já que uma vez que a fraude é praticada a possibilidade de recuperação é muito baixa. Isto fica claramente evidenciado em que em 42,1% dos casos de fraude não existe recuperação.

 

 No Brasil, o prejuízo médio por fraudes chega a 2% do faturamento bruto das empresas conforme pesquisa realizada no final de 2006 por peritos e empresas especializadas em prevenção de riscos com fraudes em 1200 empresas nacionais de grande porte.


O fato que mais preocupa é que 76% das empresas pesquisadas foram vítimas de Fraude.

Várias foram também as razões que motivaram a prática de atos fraudulentos conforme a pesquisa, dentre elas:  Perda de valores morais e sociais, Insuficiência nos sistemas de controles, Impunidade, Problemas econômicos, Alterações na organização da empresa etc.

Além desses fatores, desvios, roubos e fraudes provocam danos que vão muito além do prejuízo estritamente financeiro. Geram desgates no ambiente corporativo, desestabilizam relações operacionais, lesam a auto-imagem da empresa, abalam sua imagem externa e concorrem às vezes, irremediavelmente, para frustrar resultados. 

Neste novo cenário, a prevenção desempenha um papel-chave, ainda bem que existem meios de prevenção ao trambique, à alquimia dos números e à deslealdade de certos personagens.


(*) Prof. Ibraim Lisboa - Administrador de Empresas, Auditor, Consultor de Empresas há mais de 30 anos, com experiência em Finanças, Controladoria e
Auditoria. É Consultor da Upgrade Training Ltda e autor das Obras Manual de Auditoria Interna e Como Formar Auditores Internos do Portal de Auditoria.

Veja mais assuntos publicados sobre Auditoria Interna

Artigos publicados sobre Auditoria Interna

- Canal de Denúncia: ferramenta pode evitar perdas financeiras e danos à imagem da companhia
- 
O Papel da Auditoria Interna na Prevenção de Riscos.
- O que é a auditoria interna
- 
Como Auditar sua Logística Interna  
 

Cursos sobre Auditoria Interna