QUAIS SÃO OS GANHOS COM A TERCEIRIZAÇÃO?

 

O Auditor, através de entrevistas a funcionários, colaboradores e gerentes, poderá observar, notar e constatar se há algum ganho com a terceirização para a empresa.

 

Esta situação, pode ser averiguada através dos próprios relatórios da empresa, se estes relatórios não são elaborados seria interessante recomendar a sua elaboração, objetivando parâmetros de comparação do antes e do depois.

 

O Auditor fará seu juízo, discutir com a gerência e mencionar sua posição. Por outro lado, poderá questionar, se na ocasião da implementação do projeto de terceirização foram levantados tais pontos. Caso contrário, poderá sugerir, em relatório, a adoção de tal análise.

 

Pode ocorrer, que o Auditor não tenha elementos concretos para formar o juízo sobre os ganhos com a terceirização, pois depende de informações variadas e em muitos casos entender profundamente da atividade (o que não é obrigação do auditor), e também é um critério subjetivo. Dessa forma, poderá auditar de forma global, se na elaboração do projeto de terceirização houve o estudo das possíveis vantagens e, após a implementação do referido projeto, se houve ou não uma análise das melhorias constatadas. Até, porque a atividade não deve ser terceirizada simplesmente pelo fato que se acha melhor terceirizá-la.

 

Como exemplo, citamos alguns possíveis ganhos :

 

ü        A terceirização proporciona alguns benefícios à empresa? Dentre eles os seguintes:

 

ü        Incrementa a produtividade

ü        Melhoramento da qualidade e competitividade do produto com a concentração dos recursos aplicados na área produtiva

ü        Diminui controles

ü        Minimiza perdas

ü        Evita a obsolescência dos equipamentos

ü        Libera recursos para a aplicação em outras tecnologias

ü        Concentra esforços no planejamento de novos produtos

ü        Reduz os custos administrativos e de pessoal

ü        Transforma custos fixos em variáveis

ü        Gera ganho de competitividade

ü        Divide a ação sindical

ü        Otimiza o uso de espaços

ü        Aumenta a especialização

ü        Desmobiliza ações grevistas

ü        Proporciona a qualidade na atividade-meio, através do terceiro

ü        Melhora a administração do tempo

ü        Diminui o nível hierárquico

ü        Redução do passivo trabalhista das empresas tomadoras

ü        Redução de quadro de pessoal indireto

ü        Racionaliza as compras de materiais de consumo, de equipamentos e uniformes.

ü        O auditor poderá constatar outras vantagens obtidas com a terceirização.

 

Dos itens acima comentamos os seguintes:

 

Ampliação de Mercado

 

Com a agilidade adquirida, a liberação de capital para investimento e, principalmente, a concentração de esforços na sua atividade-fim,a empresa pode aumentar o seu raio de ação, ou seja, ampliar seu mercado e, até mesmo, buscar novos mercados através da criação de novos produtos ou com a realização de outros empreendimentos. Por outro lado, a transferência das áreas complementares para terceiros gerará novas oportunidades de negócio para pequenas e microempresas que, por sua vez, irão absorver parte da mão de obra dispensada pela empresa. Note-se que este procedimento também tem a vantagem de evitar a dependência da comunidade com relação à empresa e vice-versa.

 

Controle de qualidade

 

Podendo a empresa terceirizada concentrar-se na sua atividade-fim, a gerência de produtos ou serviços, seu controle de qualidade torna-se muito maior. O total conhecimento da sua atividade e o estabelecimento de padrões de qualidade, permitem uma auditoria dos produtos terceirizados, evitando a venda de peças defeituosas e reduzindo a perda de matéria-prima. Todavia, nas empresas terceirizadas, que utilizam da facção, as ocorrências são minimizadas através da adoção de controles rígidos de qualidade, separando-se as mercadorias defeituosas das demais, antes que elas cheguem ao mercado consumidor, bem como utilizando melhor a matéria-prima e evitando, desta maneira, o desperdício.

 

Diminuição do custo

 

Há uma redução significativa dos custos da empresa. Deixa-se de pagar por estoque de materiais e maquinários, que se tornam responsabilidade do parceiro. Há, também, uma redução da folha de pagamento, e não se gasta tempo e dinheiro com o treinamento de empregados para exercerem funções inerentes à atividade-meio. Estudos têm demonstrado que, muitas vezes, o aumento dos custos de pessoal com a terceirização, em média 10%, é plenamente compensado pelo aumento dos níveis de produtividade e qualidade. 

Redução de problemas com mão-de-obra

 

Além da diminuição do quadro de pessoal, o que reduz os encargos, a empresa pode passar a investir em seus empregados remanescentes através de treinamento, melhores salários, participação nos lucros e por que não participação na sociedade (1% ou 2% do capital social da empresa). É necessária a plena satisfação do empregado para que ele se sinta disposto a trabalhar e a "vestir a camisa" da empresa,

 

Também tem a vantagem de aumentar a sinergia dentro da empresa; ao quebrar-se o modelo subordinativo patrão/empregado e substituí-lo pelo conceito de parceria, notamos uma maior integração entre as diversas etapas do processo produtivo, já que todas as células vão trabalhar em prol de um objetivo comum.

 

Diminuição do espaço físico

 

Como algumas atividades passam a ser desenvolvidas na sede de outras empresas, ocorre redução da área de armazenagem, assim como das instalações industriais, e ainda das dependências do escritório, que podem ser utilizadas para outras finalidades, tais como:

 

- Biblioteca de moldes, arquivo de fornecedores, videoteca, etc.

Com os altos custos de locação no Brasil, cada metro quadrado poupado poderá ser transformado num precioso diferencial de mercado, se o seu custo for repassado em benefício da empresa.

 

Crescimento econômico

 

A empresa passa a ter um ganho muito maior, com investimento menores, pois contará com o suporte econômico das prestadoras de serviços, que irão ratear os custos operacionais do empreendimento.

 

Isso ocorre nas franquias, em que os investimento necessários à abertura e funcionamento dos pontos de vendas, correm por conta do franqueado.

 

Desta maneira, a empresa terceirizada poderá acelerar seu crescimento econômico, queimando etapas e aumentando sua capacidade produtiva sem necessariamente aumentar seus investimentos, pois os custos de maquinário, mão-de-obra e instalação serão absorvidos pela prestadora de serviços.

 

Transformação de custos fixos em variáveis

 

Esta, sem dúvida é, a principal vantagem da terceirização, pois ela reduzirá os custos fixos decorrentes da manutenção de empregados nas áreas - meio, tais como: contador, programador, advogado, etc.

 

Aumento do grau de especialização

 

Concentrando todos os esforços na atividade - fim, a empresa torna-se especializada naquilo que é o seu negócio (core business), podendo, assim, atender melhor seus clientes quanto a pedidos, prazos, especificações e serviços.

 

A terceirização permite que a empresa concentre todo o seu potencial na atividade geradora de resultados; Ao terceirizar as áreas - meio, a empresa simplifica seus processos internos, libera sua equipe interna para atuar de forma mais produtiva, bem como proporciona a seus empregados maiores oportunidades de treinamento, aumento, assim seu grau de especialização.

 

Seja lá qual for o segmento que se deseje terceirizar, uma coisa é certa:

- Uma empresa enxuta terá muito mais recursos para investir naquilo que é o seu objetivo principal, como colocar no mercado produtos de boa qualidade, que interessem ao consumidor, e com preço inferior ao do concorrente.

 

Liberação da criatividade

 

Numa época de abertura, irreversível, do mercado interno a empresas estrangeiras, irá se acirrar cada vez mais a concorrência, tanto de empresas formais quanto de informais, de maneira que qualquer inovação administrativa ou tecnológica poderá significar uma maior ou menor sobrevida no mercado, pois as empresas que não conseguirem se superar constantemente estarão fadadas à obsolescência e ao desaparecimento.

 

A terceirização tem o condão de liberar a criatividade interna na empresa, pois não havendo mais que se preocupar com atividades secundárias, elas poderão investir no aprimoramento de seus recursos humanos e no desenvolvimento de novas tecnologias, a fim de poder sempre renovar sua linha de produtos, ou a maneira de faze-los, e desta forma enfrentar em melhores condições a concorrência interna e externa, buscando sempre ampliar mercados ou até mesmo criar novos.

 

Redução do imobilizado

 

Isto acontece porque a empresa deixará de adquirir equipamentos e materiais para as atividades secundárias, podendo vender ou alugar os equipamentos existentes, transformando-os em capital de giro que poderá se relocado nas áreas-chave da empresa e, assim, maximizar a sua produção.

Saiba mais sobre Auditoria Interna em Contratos Terceirizados ou veja nosso e-book

Assuntos relacionados: Auditoria Interna em RH, Auditoria na TerceirizaçãoAuditoria Tributária, Formação de Auditores e Controles Internos


 

Mais assuntos relacionados a Auditoria Interna:

Porque auditar a terceirização?

Quais os tipos de fraudes comuns na terceirização?

Cuidados com o contrato na terceirização

Como detectar terceirização ilícita e ilegal

Auditoria na fiscalização de contratos terceirizados

Áreas de aplicação da terceirização

Seleção dos documentos a serem auditados na Auditoria Trabalhista

 

Veja também outros cursos previstos para São Paulo | Belo Horizonte | Curitiba | Rio de Janeiro | Cadastre-se