A IMPORTÂNCIA DA Auditoria Interna
Com a expansão das atividades e dos processos, sentiu-se
a necessidade de dar maior ênfase às normas ou aos procedimentos
internos, diante do fato de que, de acordo com o crescimento das
organizações, o administrador, ou proprietário da empresa, não poderia
supervisionar pessoalmente todas as etapas das diversas atividades de
seu negócio.
O
auditor externo ou independente, de acordo com a sua opinião, por
meio de seu
parecer sobre as demonstrações contábeis, passou a emitir um
relatório-comentário, no qual apresentava sugestões para solucionar os
problemas da empresa, detectados no curso normal de seu trabalho de
auditoria. Porém, o auditor externo ou independente, de acordo com a sua
forma contratual de atuar, passava pouco tempo em suas visitas na
empresa.
Desta forma, para atender a necessidade da administração das empresas
seria necessário um auditor mais permanente, que pudesse executar sua
atividade com maior grau de profundidade, conhecendo melhor as diversas
atividades da empresa que estão relacionadas com a contabilidade
(controles internos, administração de estoques, administração de pessoal
e administração dos processos, entre outros).
Attie
(2006, p. 52) explica que: A importância que a auditoria interna tem em
suas atividades de trabalho serve para a administração como meio de
identificação de que todos os procedimentos internos e políticas
definidas pela companhia, os sistemas contábeis e de controles internos
estão sendo efetivamente seguidos, e todas as transações realizadas
estão refletidas contabilmente em concordância com os critérios
previamente definidos.
Nesse sentido, surgiu a auditoria interna, como uma ramificação da
auditoria externa ou independente. O auditor interno é um funcionário da
empresa, e dentro da organização ele não deve estar subordinado àqueles
cujo trabalho examina. O auditor interno também não deve desenvolver
atividades que possa vir um dia a examinar, para que não interfira em
sua independência.
A Auditoria Interna, colocada dessa forma, em nível recomendável para
efeito do bom controle Interno, ficaria situada da seguinte forma em uma
estrutura organizacional:
O organograma
apresentado não é a única forma em que um departamento de auditoria
interna pode se apresentar na estrutura. Poderia ainda haver uma
ramificação do departamento de auditoria interna em cada diretoria, em
função do tamanho e da dimensão de cada departamento. Também devemos
considerar empresas e sociedades que formam uma holding. Nesse
caso, apenas a administração da empresa investidora ou controladora
possui departamento de auditoria interna nas sociedades controladas e
coligadas.
Tanto a
auditoria externa quanto a interna utilizam os mesmos procedimentos de
auditoria, quando cabíveis, baseados no ponto de controle interno
identificado e de acordo com o grau de extensão das atividades
aplicadas. A auditoria externa muitas vezes utiliza os trabalhos da
auditoria interna para emitir sua conclusão sobre a opinião, de acordo
com os trabalhos desenvolvidos.Resumidamente, veja as principais
diferenças entre auditoria externa e interna no quadro a seguir.
Apesar da auditoria externa e auditoria interna aplicarem procedimentos
semelhantes em suas atividades, elas são diferentes e se identificam de
acordo com a extensão de seus trabalhos e pela independência da
auditoria quando externa para formar opinião sem interferência da
empresa.