Portal de Auditoria NETLIVRARIA Cursos Presenciais Downloads Gratuitos Contatos Quem Somos

 


COMITÊ DE TRIBUTOS

 

Uma das etapas importantes para acompanhamento e monitoramento das atividades tributárias da empresa é a formação de um “comitê de impostos”.

 

Basicamente, formado por dois ou integrantes da área de escrituração fiscal, o contabilista e mais um consultor externo, o comitê se encarrega de verificar a adequação e adaptação de normas tributárias da empresa.

 

Suas reuniões podem ser mensais ou, extraordinariamente, se houver alguma alteração significativa na legislação que exija a adequação mais imediata de procedimentos internos.

 

A PRESENÇA DO CONSULTOR EXTERNO

 

Sugere-se a participação de um consultor externo no grupo para aprimorar idéias de planejamento e motivar o grupo, pois a experiência que o profissional adquiriu em outras empresas pode permitir ótimos resultados, em decorrência de sua exposição, através do comitê.

 

TAREFAS

 

Entre as tarefas do comitê estão o monitoramento das regras tributárias e como as mesmas estão sendo aplicadas na prática dentro da organização.

 

Por exemplo, a adequação da legislação dos preços de transferência – Transfer Pricing – visando a determinação criteriosa de preços de transferência, à luz da regulamentação vigente, para evitar contingências fiscais e reduzir os custos tributários envolvidos nas operações.

 

Outra responsabilidade do grupo é a avaliação do treinamento e cursos tributários. Assim, se determinado profissional da empresa participar de evento na área fiscal, um resumo das conclusões do mesmo poderá ser apresentado em reunião do comitê, maximizando e transferindo este conhecimento para os demais profissionais da empresa.

 

Tratando-se de uma equipe de gestão, subordinada ao gestor tributário, este comitê facilitará a integração gerência/executores, já que a gerência, por si só, não poderá ter o tempo suficiente para acompanhar as inúmeras rotinas e obrigações fiscais.

 

Um bom gerente fiscal valoriza e apóia o comitê, pois a experiência prática das rotinas internas (pela participação do contador e dos responsáveis pela escrita fiscal) e do consultor externo trarão um mecanismo versátil para análise da situação fiscal da empresa, facilitando decisões e adaptações da legislação.

 

INTEGRAÇÃO COM OUTRAS ÁREAS DA EMPRESA

 

Nas reuniões, pode-se convidar pessoas envolvidas em outras áreas (como a área comercial), visando tratar assuntos específicos. Por exemplo, se o departamento comercial têm a tendência de exigir metas de seus colaboradores, intensificando o faturamento no último dia útil de cada mês, pode-se convidar o responsável pela área e apresentar as  questões tributárias e financeiras envolvidas nesta sistemática, visando obter consenso quanto ás metas deste setor com a minimização da carga fiscal.

Saiba mais sobre Créditos de Pis e Cofins e Gestão do Departamento Fiscal, clique aqui!

Créditos de PIS e COFINS Não-Cumulativa

 

Veja também outros cursos previstos para São Paulo | Belo Horizonte | Curitiba | Rio de Janeiro | Cadastre-se


Auditoria Interna | Formação de Auditores Internos Auditoria Gerencial | Amostragem em Auditoria | Auditoria Trabalhista | Auditoria Tributária | Auditoria Contábil | Auditoria Fiscal de ICMS | Auditoria em Terceiros | Relatórios de Auditoria | Auditoria de Balanço | Auditoria de Custos | Auditoria - Teoria e prática | Gestão Tributária  | Planejamento Tributário | IRPF | Como Calcular Lucro Real | IRPJ - Lucro Real | IRPJ - Lucro Presumido | ICMS | CSLL | Super Simples | IPI | PIS/COFINS | Economia de Tributária | Fechamento de BalançoContabilidade Tributária | Demonstrações Financeiras | Reduza as dívidas Previdenciárias | Gestão Fiscal | Créditos do PIS e COFINS | Obras contábeis | Informações Tributárias | Informações Trabalhistas | Informações Contábeis