Principal | Auditoria Interna | Obras | Download Gratuito | Sobre Auditoria | Cursos a Distância | Cursos



Função dA Auditoria Interna

 

A Auditoria Interna exerce funções muito importantes nas organizações. Segundo Georgina podemos conceituá-la como:
 

“Podemos definir Auditoria Interna como uma função contínua, completa e independente, desenvolvida na empresa, por pessoal desta ou não, baseada na avaliação do risco, verifica a existência , o cumprimento, a eficácia, e a optimização dos controlos internos  e dos processos de governação, ajudando o cumprimento de seus objetivos.”

Vamos agora entender parte por parte deste conceito:

 


 

  1. Podemos definir Auditoria Interna como uma função contínua:

A função de Auditoria Interna é contínua, pois ao contrário da Auditoria Externa ela não está na organização para uma análise específica, em determinado tempo, com um determinado objetivo. Ela atua na organização para garantir e preservar a “saúde” da mesma, sendo uma peça importante para manter a continuidade da própria organização.

Se um dos objetos da Auditoria Interna é o controle interno, isso implica na continuidade de suas funções, pois somente através de exames periódicos e sucessivos é que seu parecer/relatório será confiável, seguro, pois irá opinar sobre algo que deve conhecer em suas minúcias. 

  1. Completa:

Completa, pois observa o todo organizacional e não parte da organização. A Auditoria Interna tem visão geral da organização.

 3. Independente:

Independente pela autonomia de atuação, livre acesso a todas as áreas e departamentos que compõem a organização, pelo relacionamento impessoal que mantém com todas essas áreas, pelo poder de denúncia e principalmente por estar comprometida somente com os interesse da organização.

  4. Desenvolvida na Organização:

Desenvolvida na empresa, por ser um departamento interno, deve-se ter em mente que o auditor interno é um funcionário da organização, trabalhando para seus interesses, é um colaborador da mesma, surge como um instrumento de controle da própria organização.

5. Desenvolvida por pessoal desta ou não:

Por pessoal desta ou não, os auditores internos podem já fazer parte do quadro de funcionários da organização podendo ser indicados para essa função por seus conhecimentos e capacidade profissionais. A organização também pode contratar um pessoal especializado para exercer essa função.

6. Baseada na Avaliação de Risco:

Cabe ao auditor interno a avaliação e o feedback da implementação dos processos de gestão de risco verificando o diferente grau de entendimento e aceitação das áreas da organização cujo esses processos são de interesse.

7. Verifica a existência, o cumprimento, a eficácia, e a otimização dos controles internos:

O controle interno é um dos objetos de estudo da Auditoria Interna, cabe a ela a constante avaliação e manutenção do controle interno, onde ela é um avaliador do mesmo.

8. Dos processos de governação, ajudando o cumprimento de seus objetivos:

Cabe a Auditoria Interna a verificação do cumprimento dos planejamentos estratégicos e operacionais verificando o cumprimento dos mesmos e conseqüentemente o cumprimento dos objetivos organizacionais. Sendo assim, a Auditoria Interna acaba se tornando um grande colaborador nos processos de gestão da organização fornecendo dados e informações que ajudem na administração e gestão da mesma.

“Auditoria Interna es una función independiente de evaluación establecida dentro de una organización para examinar y evaluar sus actividades como un servicio a la misma organización. El trabajo de Auditoria Interna es un control organizacional cuya función consiste en medir y evaluar la eficiencia de otros controles”

Podemos observar na citação acima uma nova referência ao fato da função de Auditoria Interna ser uma função independente, porém esse conceito acaba por definir a função de Auditoria Interna nas organizações de forma compacta, porém objetiva quando a define como um sistema de controle organizacional, pois sua função é avaliar todas as áreas e atividades da organização. Garantindo que os objetivos da mesma estejam sendo cumpridos, e buscando essa concretização quando houver desvios das funções e atividades organizacionais.                                                                           

Os pontos dissertados acima caracterizam a distribuição de suas múltiplas funções, a saber: função controle, função vigilância e função ajuda. Dentro destes grandes grupos identificaremos neste texto as tarefas destas macros funções. Desta forma conseguiremos abordar um grupo maior de tarefas agrupando ao seu macro grupo.

São as macros funções em:
·
    Controle;
·
    Vigilância e

·
    Ajuda.

 

O Portal de Auditoria/Escola de Auditoria, vem desde 2005, através de seus profissionais, propagando Auditoria Interna como ferramenta de gestão pelos países de língua portuguesa, transcendendo o território físico do Brasil,  dessa forma disponibilizamos aos nossos usuários e clientes conteúdos diversos sobre o tema, assim como diversos cursos para capacitação e desenvolvimento profissional.

Atualize-se de mais assuntos de Auditoria Interna através das redes sociais do Portal de Auditoria/Escola de Auditoria

     


Veja mais assuntos publicados sobre Auditoria Interna

Conheça nossos cursos Online de Auditoria

 

 

 


   

 

 Auditoria Interna | Formação de Auditores Internos  Como Implementar a Auditoria | Documentação de Auditoria Interna Auditoria, Controle Interno e Gestão de Riscos | Auditoria para Pequenas e Médias Empresas | Auditoria Ferramenta de Avaliação | Auditoria Interna em Recursos Humanos | Contratos Terceirizados | Canal de Denúncias | Auditoria Interna de Compliance | Boas Práticas Internacionais | Auditoria Operacional em Estoques | Auditoria de Logística  | Auditoria em Bens Patrimoniais | Auditoria em Contas a Pagar |  Holding Familiar |