Auditoria Interna em Logística

Confira nossa agenda de cursos

16ª Oficina Auditoria Interna - Curitiba  -  Dias 23, 24, 25 e 26 de Julho de 2013

Datas:
Horários:  08:30 às 17:30

Local:

Incluso: Material Didático, Coffee-Break, Certificado de Conclusão
Carga horária: 08 horas/aula.
Investimento:
solicitar informações

Telefones:
(41) 3272-8507 | (11) 4063-9121 | (21) 4062-7017 | (31) 4062-7641 | (51) 4063-8502 |
E-mail: cursos@portaldeauditoria.com.br

 

16ª Oficina Auditoria Interna - Curitiba  -  Dias 23, 24, 25 e 26 de Julho de 2013

 


OBJETIVOS:

·  Entender a importância e benefícios de auditar os processos, atividades e controles internos da área de Logística em sua empresa;

·  Utilizar como ferramenta eficaz para aprimorar os controles internos, prevenir e reduzir perdas evitando prejuízos para a empresa.

·  Adquirir conhecimentos necessários para realizar uma Auditoria na área de Logística.

DESTINADO A:

Profissionais, Auditores e Empregados da área de Logística de empresas nacionais, multinacionais, órgãos públicos e autarquias. 

PROGRAMA:

1.     Objetivo do Curso

2.     A importância da Logística para o mercado e as empresas.

3.     A Importância da Auditoria em Logística para as empresas.

4.     Como são desenvolvidas as atividades referentes à logística interna na organização;

5.     Analisar as atividades da logística interna e operações da empresa;

6.     Investigar como ocorre o Planejamento das Necessidades de Materiais , bem como a programação das operações, estoques e suprimentos no setor produtivo;

7.     Elaborar um Programa de Auditoria para as diversas atividades da Logística. (CSA-Control Self Assessment)

8.     Levantar os procedimentos de recebimento, manuseio e recebimento de materiais adotados pela empresa.

9.     Avaliação dos tópicos para análise, dicas de aperfeiçoamento e vários Chek-lists como ferramenta prática para avaliação do processo logístico interno de uma empresa, que servirá como base para a estruturação de um programa de auto-avaliação (Control Self-Assessment) que vai identificar as oportunidades de melhoria na logística interna da empresa.

10.   Casos práticos (Check-list e testes de auditoria)

11.   Elaborar Relatório de Auditoria com os pontos identificados na realização dos trabalhos.

12.   Glossário

 


FACILITADOR - Professor Sergio Maciel

 

Palestrante, Instrutor, Certificador e Avaliador credenciado pelo IIA Brasil – Instituto dos Auditores Internos do Brasil para Certificar Departamentos e Áreas de Auditorias Internas de Empresas, Órgãos de Governo e Autarquias. 28 anos de experiência nas áreas de Auditoria Interna, Externa, Controladoria, Planejamento Estratégico, Financeira. Atuou como Auditor, Consultor e Diretor e Executivo em empresas nacionais, multinacionais, órgãos internacionais e governo federal, tais como: Vivo S/A Telefônica, Pirelli, KPMG, Citibank, Brasil Telecom, TCO Celular, TPA Saúde, ONU – Organização das Nações Unida e Ministério da Ciência e Tecnologia.  Ex-Diretor Superintendente do IIA Brasil. Atualmente é Professor titular da UNIB – Universidade Ibirapuera dos cursos de Graduação e Pós Graduação de Administração, Logística, Gestão de RH, Gestão Financeira, Gestão Comercial e Auditoria. 


Confira abaixo alguns depoimentos de participantes de alunos de nossos cursos de Auditoria

 

"Sem dúvidas o melhor curso que já fiz. Todos os organizadores merecem elogios por oferecer essa oportunidade, permitindo além de um nível superior de conhecimentos abordados com muita objetividade e clareza, possibilitando uma ótima troca de experiência entre os participantes e o facilitador Ibraim Lisboa, profissional simplesmente fenomenal. Só tenho a agradecer a equipe do Portal de Auditoria, e espero encontrá-los mais vezes e desfrutar de companhias tão agradáveis. Obrigada!. “
Paola Francine Maravieski 
 

" O Curso foi de excelente qualidade, o professor tem total domínio e conhecimento do assunto. Talvez o curso possa ser ministrado em 5 dias, para que haja tempo hábil para mais trocas de experiências, fazendo mais exercícios práticos, nas mais diversas áreas, inclusive fazendo os procedimentos do começo ao fim, ou seja desde o questionário inicial, simulando processos, e fazendo apontamentos e recomendações, até o relatório final sintético para apresentação ao diretor ou conselho. "
Eroni Oliveira Duarte  - 
Famastil Taurus Ferramentas SA

 

" Gostaria de parabenizar a Escola de Auditoria pelo excelente trabalho desenvolvido neste curso. Além do aprendizado repassado pelo palestrante, a troca de experiências entre os participantes foi muito importante também. "
Evelise de Souza Auler  - 
Fundação Universidade de Passo Fundo

 

" Curso com grande aceitabilidade e importância para a formação e exercício profissional da auditoria interna "
Rogério Lunedo - 
Expresso São Miguel


"
 Ótimo curso para auditores em início de carreira. Ver a viabilidade de ofertar mais cursos deste segmento, inclusive para o interior do Estado "

Marcio Vanderlei Dollis - Cooperativa Mista São Luiz Ltda


"Gostei muito do curso, foi muito alem das expectativas, muito bem organizado, a didática muito boa de ser compreendida... realmente foi muito bom em seu total. Mais um vez agradecido."
Jean Claudio Tuzzi - Santa Casa de Maringá
 

“Curso muito bom com excelente aproveitamento, uma ótima infra-estrutua e apoio, o curso nos proporciona conteúdo teórico para o desenvolvimento do trabalho de auditoria interna, sendo possível a avaliação da prática ou dos trabalhos realizados no dia- a-dia”.
Germano Oto Puttlitz – GRAZZIOTIN S/A


“O curso é ótimo, principalmente pela experiência do Profº Ibraim, bom relator de acontecimentos nas empresas que passou, assim contribui para o aprendizado do aluno”.
Rafael Sacol Texeira


Curso muito bom, com certeza agregou muito conhecimento teórico e prático do assunto”.
Ricardo José Cabral – RICARDO JOSE CABRAL ME


“ Foi bom o curso, vai ser possível aplicar na minha empresa, pois nos ajudou a termos pontos claros de como deverá prosseguir nossa Auditoria”
Vagner Eduardo Wottrich – Cooperativa Agrícola Mista General Osório Ltda.

 

Outras empresas que já realizaram cursos com o Portal de auditoria

 


COMO AUDITAR SUA LOGÍSTICA INTERNA 
 

A Logística Empresarial, aliada às diferentes áreas existentes nas organizações, vem ocupando cada vez mais espaço no processo de gerenciamento dessas, agregando valor aos produtos e serviços oferecidos e satisfazendo às necessidades e desejos dos clientes. Também se constitui em vantagem competitiva para as organizações, pois elas conseguem satisfazer seus clientes no quesito qualidade e pontualidade na entrega dos produtos e serviços, entregando bens e serviços ao cliente final, no prazo e especificações desejadas, ao menor custo possível.
Tendo em vista que os negócios estão em constante ascensão, avalia-se com o intuito de conhecer a realidade, na qual a organização está inserida em relação à atualidade em termos de logística interna. 

A logística se encarrega de melhorar o nível de rentabilidade da distribuição, pelo planejamento, organização e controle das atividades de transporte e armazenagem, facilitando o fluxo de materiais e informações. 

Assim, pode-se afirmar, que a logística empresarial tem por finalidade armazenar e fazer com que os bens produzidos ou matérias-primas cheguem aos destinatários finais com qualidade, no tempo desejado, a um custo reduzido. 

Dessa forma, a logística empresarial é composta de atividades primárias (transporte, manutenção de estoques e processamento de pedidos), as quais possuem fundamental importância na redução de custos e maximização do nível de serviços. As demais atividades (armazenagem, manuseio de materiais, embalagem, suprimentos, planejamento e sistemas de informação) são consideradas atividades de apoio, pois dão suporte às atividades primárias com o intuito de satisfazer e manter clientes, além de maximizar a riqueza dos proprietários, integrando assim, a logística interna da organização. 

Tendo em vista que a logística interna é de suma importância para as organizações, pois engloba o fluxo de informações e materiais no interior dessas, serão abordados os seguintes tópicos: Planejamento das Necessidades de Materiais (MRP), Gestão de Estoques, Suprimentos, Recebimento e Manuseio de Materiais e Programação das Operações.

O curso tem como objetivo geral, fornecer metodologia e ferramentas que levem os interessados conhecer e analisar a situação da área de logística interna e operações da empresa, desenvolvendo um pensamento reflexivo, criativo e crítico acerca do conteúdo de logística empresarial da organização, sob uma ética empreendedora.

São objetivos específicos: verificar como são desenvolvidas as atividades referentes à logística interna na organização; analisar as atividades da logística interna e operações da empresa; investigar como ocorre o Planejamento das Necessidades de Materiais (MRP), bem como a programação das operações, estoques e suprimentos no setor produtivo; levantar os procedimentos de recebimento e manuseio de materiais adotados pela empresa.

O curso: Auditoria Operacional em Logística Interna, fornecerá aos participantes itens de avaliação, tópicos para análise, dicas de aperfeiçoamento e vários chek-lists como ferramenta prática para avaliação do processo logístico interno de uma empresa, que servirá como base para a estruturação de um programa de auto-avaliação(Control Self-Assessment) que vai identificar as oportunidades de melhoria na logística interna da empresa.
Prof. Ibraim Lisboa-2012

 

 

 Veja mais assuntos publicados sobre Auditoria Interna

 10ª Oficina Auditoria Interna - São Paulo - SP -  Dias 20, 21, 22 e 23 de Março de 2012