NORMAS
INTERNACIONAIS PARA O EXERCÍCIO PROFISSIONAL DA AUDITORIA INTERNA
A
auditoria interna é uma atividade independente e objetiva que presta
serviços de avaliação e de consultoria com o objetivo adicionar valor e
melhorar as operações de uma organização. A auditoria auxilia a
organização a alcançar seus objetivos através de uma abordagem
sistemática e disciplinada para a avaliação e melhoria da eficácia dos
processos de gerenciamento de risco, controle e governança corporativa.
As atividades da
auditoria interna são realizadas nos mais diversos
ambientes culturais e legais; em organizações que possuem os mais
variados objetivos, porte, complexidade e estruturas, e por pessoas de
dentro ou de fora da organização. Uma vez que as diferenças podem afetar
a prática da auditoria interna em cada ambiente, a adesão às
Normas
Internacionais para o Exercício Profissional da Auditoria Interna é
essencial para um adequado desempenho das responsabilidades por parte
dos auditores internos. Se os auditores internos auditores estão
proibidos, em virtude de leis ou regulamentações, de aderir a
determinadas regras estabelecidas nas Normas, devem então cumprir todas
as demais regras das Normas e apresentar as justificativas necessárias.
Os serviços de avaliação (assurance) compreendem uma avaliação objetiva
da evidência por parte do auditor interno com o objetivo de apresentar
uma opinião ou conclusões independentes sobre um processo ou outra
matéria correlata. A natureza e o escopo do trabalho de avaliação são
determinados pelo auditor interno. Normalmente, três partes participam
dos serviços de avaliação: (1) a pessoa ou grupo diretamente responsável
pelo processo, sistema ou outro assunto correlato – o proprietário do
processo, (2) a pessoa ou grupo que faz a avaliação – o auditor interno,
e (3) a pessoa ou grupo que faz uso da avaliação – o usuário.
Os serviços de consultoria são aqueles relacionados à assessoria e,
normalmente, são prestados por solicitação específica de um cliente de
auditoria. A natureza e o escopo dos trabalhos de consultoria estão
sujeitos a um acordo mútuo com o cliente do trabalho. Os serviços de
consultoria, normalmente, compreendem dois participantes: (1) a pessoa
ou grupo que oferece a consultoria – o auditor interno, e (2) a pessoa
ou grupo que necessita e recebe a consultoria – o cliente do trabalho.
Ao realizar serviços de consultoria o auditor interno deve manter a
objetividade e não assumir responsabilidades gerenciais.
O propósito das Normas é:
1. Estabelecer princípios básicos que representam a prática da
auditoria interna na forma em que esta deveria ser.
2. Fornecer um modelo para a execução e promoção de um amplo leque de
atividades de auditoria interna que representem valor agregado.
3. Servir de base para a avaliação da auditoria interna.
4. Incentivar a melhoria dos processos e operações da organização.
As Normas compreendem as
Normas de Atributos (série 1000), as
Normas de
Desempenho (série 2000) e as Normas Implantação. As
Normas de Atributos
tratam das características de organizações e indivíduos que realizam
atividades de auditoria. As Normas de Desempenho descrevem a natureza
das atividades da auditoria interna e apresentam critérios de qualidade
contra os quais o desempenho desses serviços é avaliado. Enquanto as
Normas de Atributos e de Desempenho aplicam-se a todos os serviços de
auditoria interna, as Normas de Implantação aplicam-se a tipos
específicos de trabalhos de auditoria.
Existe apenas um conjunto de Normas de Atributos e de Normas de
Desempenho, entretanto, existem variados conjuntos de Normas de
Implantação, ou seja, um conjunto para cada tipo importante de atividade
de auditoria interna. As Normas de Implantação foram estabelecidas para
as atividades de: Avaliação (Assurance) (A) e de Consultoria (C).
As Normas são parte integrante da Estrutura de Práticas Profissionais de
Auditoria Interna. A Estrutura de Práticas Profissionais de Auditoria
Interna inclui a definição de Auditoria Interna, o Código de Ética, as
Normas e outras orientações. Orientações quanto à forma como as Normas
podem ser aplicadas estão incluídas nas Orientações para a Prática
emitidas pelo Comitê de Assuntos Profissionais do IIA.
O desenvolvimento e a publicação das
Normas é um processo contínuo. O
Comitê de Normas de
auditoria interna realiza uma extensiva consulta e
análise antes da publicação das Normas. Isto inclui a solicitação de
comentários da parte do público de todas as partes do mundo, através de
um processo de apresentação de versão preliminar.
O Portal de Auditoria/Escola de
Auditoria, vem desde 2005, através de seus profissionais, propagando
Auditoria Interna como ferramenta de gestão pelos países de língua
portuguesa, transcendendo o território físico do Brasil, dessa
forma disponibilizamos aos nossos usuários e clientes conteúdos diversos
sobre o tema, assim como diversos
cursos para capacitação e desenvolvimento profissional.
Atualize-se de mais assuntos de Auditoria
Interna através das redes sociais do Portal de Auditoria/Escola de
Auditoria