Curso Auditoria Interna
em Contratos Terceirizados

Dia 24 de Outubro em São Paulo - SP

Ferramenta eficaz para Prevenção e Redução de Passivos Trabalhistas

Agenda: Belo Horizonte / Curitiba / Porto Alegre / Rio de Janeiro / São Paulo

Auditoria Interna em RH e Terceirizações

Carga-horária: 08 horas/aula
Data:
24 de Outubro de 2014
Horário:
08:30 às 17:30 (intervalos para almoço e coffee break)
Local: DoMore Eventos - Av. Paulista 807, 18 andar - São Paulo - SP
Incluso: Material Didático, Coffee-Break, Certificado de Conclusão
Investimento: Solicite Informações
Telefones: (41) 3272-8507 | (11) 4063-9121 | (21) 4062-7017 | (31) 4062-7641 |  (71) 4062-9568
E-mail:
diego@escoladeauditoria.com.br

12ª Oficina Auditoria Interna - Recife- PE -  Dias 18, 19, 20 e 21 de Setembro de 2012


OBJETIVOS:
Auditar e acompanhar contratos terceirizados de maneira prática e segura, salvaguardando os interesses da organização, evitando exposições legais, custos, riscos desnecessários e desgastes, permitindo a gestão eficaz dos serviços.
Fornecer procedimentos e técnicas de auditoria para a auto-revisão dos procedimentos que envolvem as relações contratuais terceirizadas minimizando riscos legais, administrativos e financeiros, obtendo o máximo de resultados com o mínimo de conflitos.

DESTINADO A:
Empresários e Diretores, Diretores e Gerentes de Controladoria e Financeiro, Gestores responsáveis pela contratação de terceiros, Gerentes e Fiscais de Contratos Terceirizados, Auditores e Consultores, Demais profissionais direta ou indiretamente ligados à atividade de contratação de serviços


PROGRAMA:
 

1- AUDITORIA EM TERCEIRIZAÇÕES
• O que é e como pode ser aplicada essa ferramenta preventiva como auto-revisão dos processos de contratação de terceiros
• A moderna concepção da auditoria

2- COMO PLANEJAR E EXECUTAR A AUDITORIA EM CONTRATAÇÃO DE TERCEIROS
• Planejamento dos trabalhos
• Estratégia de abordagem inicial
• Identificação de prioridades e riscos
• O papel dos auditores e auditados no processo de auditoria

3- O MECANISMO DA TERCEIRIZAÇÃO
• Histórico da terceirização no Brasil e no Mundo
• Razões que levam as empresas a terceirizar as suas atividades
• Considerações gerais sobre terceirização
• Modalidades de contratações terceirizadas
• Áreas de aplicação da terceirização
• Fatores comprometedores da contratação de serviços e mão-de-obra terceirizada

4- AUDITORIA EM PROCESSOS DE SELEÇÃO E CONTRATAÇÃO DE TERCEIROS
• Capacidade empresarial do terceiro
• Análise cadastral do terceiro
• Custo real da modalidade terceirizada (serviço ou mão-de-obra)
• Rotinas preventivas para empresas tomadoras de serviços terceirizados

5- AUDITORIA EM CONTRATOS DE TERCEIROS – Aspectos Legais
• A importância do Contrato Eficaz e Seguro-(Cláusulas contratuais)
• Documentação e procedimentos relevantes do terceiro
• Procedimentos para pagamento do terceiro
• Retenções tributárias de terceiros prestadores de serviços
• Evidência de Procedimentos na Contratação para evitar a geração de Passivo Trabalhista/Tributário/Financeiro.(Riscos contratuais)
• Inclusão de cláusulas inovadoras e assecuratórias para garantir desempenho, produtividade e qualidade do terceiro


6- AUDITORIA DE GESTÃO EM CONTRATOS TERCEIRIZADOS-Aspectos Estratégicos
• Ações do Gestor/Fiscal-Postura/Atribuições/Perfil
• Diagnose empresarial/contratual – procedimentos
• A responsabilidade civil e criminal do tomador dos serviços
• Responsabilidade solidária e subsidiária
• Atendimento à fiscalização/atuação da DRT e do MPT
• Solução de divergências nas rescisões contratuais via arbitragem

7- O RELATÓRIO DA AUDITORIA
• A importância do relatório final
• Como apresentar e implementar relatórios

8- DIFERENCIAL DESSE TREINAMENTO
Será disponibilizado aos participantes Roteiros e Procedimentos de Auditoria como parte integrante do material didático, imprescindível para auditar e acompanhar a gestão de contratos terceirizados.

 


 

FACILITADOR - PROF. IBRAIM LISBOA

 

Consultor do Portal de Auditoria, Administrador de Empresas, Auditor, Contabilista, Perito, Pós-Graduado em Direito Empresarial e em Administração e Finanças, Mestre em Marketing, Consultor em Gestão Empresarial com 30 anos de experiência em Auditoria, Perícias, Prevenção de Riscos Empresariais e Investigação de Fraudes Corporativas. Membro efetivo do Instituto dos Auditores Internos do Brasil - AUDIBRA. Ministra Cursos e Palestras nas áreas de Segurança Patrimonial e Corporativa, Auditoria, Redução de Riscos e Custos com Passivo Trabalhista, Desenvolvimento e Gestão de Atividades Terceirizadas, dentre outros. Pioneiro, no Brasil, com o treinamento "Prevenção de Fraudes Corporativas e Riscos Empresariais". Forte atuação em Treinamentos Empresariais realizados em todo o Brasil. Autor dos livros eletrônicos (E-book's) Manual de Auditoria Interna, Como Formar uma Equipe de Auditores Internos e Auditoria Interna Operacional, todas editadas pelo Portal de Auditoria - Curitiba/PR. (disponíveis nos sites www.portaldeauditoria.com.br e www.maph.com.br)
 


 

 

 

 

Confira abaixo alguns depoimentos de participantes de alunos de nossos cursos de Auditoria

 

"Sem dúvidas o melhor curso que já fiz. Todos os organizadores merecem elogios por oferecer essa oportunidade, permitindo além de um nível superior de conhecimentos abordados com muita objetividade e clareza, possibilitando uma ótima troca de experiência entre os participantes e o facilitador Ibraim Lisboa, profissional simplesmente fenomenal. Só tenho a agradecer a equipe do Portal de Auditoria, e espero encontrá-los mais vezes e desfrutar de companhias tão agradáveis. Obrigada!. “
Paola Francine Maravieski 
 

" O Curso foi de excelente qualidade, o professor tem total domínio e conhecimento do assunto. Talvez o curso possa ser ministrado em 5 dias, para que haja tempo hábil para mais trocas de experiências, fazendo mais exercícios práticos, nas mais diversas áreas, inclusive fazendo os procedimentos do começo ao fim, ou seja desde o questionário inicial, simulando processos, e fazendo apontamentos e recomendações, até o relatório final sintético para apresentação ao diretor ou conselho. "
Eroni Oliveira Duarte  - 
Famastil Taurus Ferramentas SA

 

" Gostaria de parabenizar a Escola de Auditoria pelo excelente trabalho desenvolvido neste curso. Além do aprendizado repassado pelo palestrante, a troca de experiências entre os participantes foi muito importante também. "
Evelise de Souza Auler  - 
Fundação Universidade de Passo Fundo

 

" Curso com grande aceitabilidade e importância para a formação e exercício profissional da auditoria interna "
Rogério Lunedo - 
Expresso São Miguel


"
 Ótimo curso para auditores em início de carreira. Ver a viabilidade de ofertar mais cursos deste segmento, inclusive para o interior do Estado "

Marcio Vanderlei Dollis - Cooperativa Mista São Luiz Ltda


"Gostei muito do curso, foi muito alem das expectativas, muito bem organizado, a didática muito boa de ser compreendida... realmente foi muito bom em seu total. Mais um vez agradecido."
Jean Claudio Tuzzi - Santa Casa de Maringá
 

“Curso muito bom com excelente aproveitamento, uma ótima infra-estrutua e apoio, o curso nos proporciona conteúdo teórico para o desenvolvimento do trabalho de auditoria interna, sendo possível a avaliação da prática ou dos trabalhos realizados no dia- a-dia”.
Germano Oto Puttlitz – GRAZZIOTIN S/A


“O curso é ótimo, principalmente pela experiência do Profº Ibraim, bom relator de acontecimentos nas empresas que passou, assim contribui para o aprendizado do aluno”.
Rafael Sacol Texeira


Curso muito bom, com certeza agregou muito conhecimento teórico e prático do assunto”.
Ricardo José Cabral – RICARDO JOSE CABRAL ME


“ Foi bom o curso, vai ser possível aplicar na minha empresa, pois nos ajudou a termos pontos claros de como deverá prosseguir nossa Auditoria”
Vagner Eduardo Wottrich – Cooperativa Agrícola Mista General Osório Ltda.

 

Outras empresas que já realizaram cursos com o Portal de auditoria

 


POR QUE FAZER UMA AUDITORIA INTERNA EM RECURSOS HUMANOS?

Prof. Ibraim Lisboa

O mundo dos negócios é dinâmico. As exigências legais acompanham este dinamismo e as alterações ocorrem a todo instante. Acompanhar a velocidade com que mudam as exigências advindas das leis, instruções normativas, novos procedimentos, etc. constituem-se em autênticos desafios que requerem uma maior responsabilidade e empenho profissional.

Muitas organizações não conseguem acompanhar as mudanças e deixam de atender várias novas exigências, sejam elas tributárias, trabalhistas, previdenciárias, recursos humanos, tecnológicas, entre outras.

Como princípio de sobrevivência em um mercado tão competitivo, as empresas devem procurar, mais e mais, cuidar de suas atividades fins e direcionar o máximo de esforços para alcançar esse objetivo.

Neste cenário, as auditorias especializadas exercem um papel de fundamental importância para as empresas. Os seus resultados, além de se constituírem em algo precioso para a tranquilização dos executivos do alto comando, fornecem preciosas recomendações corretivas e preventivas à exposição da organização face a multas, reclamações e outros dissabores. Adicionalmente, liberam os gestores para a condução e o gerenciamento dos negócios, permitindo-lhes exercer com eficácia o processo decisório sobre as importantes transações empresariais.

Muitas empresas já se habituaram às auditorias periódicas e isto lhes tem proporcionado muitos ganhos, notadamente aqueles acima mencionados.

Entretanto, o processo de Auditoria não pode se esgotar com a sua realização e apresentação de relatório dos erros. Deve incluir a sua mais importante ferramenta, o plano de trabalho, que contempla, sobre cada item em desvio, em não conformidade legal ou que se apresentem vulneráveis a fraudes, manipulações e distorções, um pormenorizado direcionamento para os procedimentos corretivos e preventivos facilitando a adoção e acompanhamento das ações a serem implementadas.

Não é uma missão tão fácil, porém necessária e de grande importância, pois, há desvios que podem afetar os resultados operacionais, causarem transtornos administrativos, financeiros, tributários, influir no clima organizacional e prejudicar, direta ou indiretamente, a imagem da empresa e de seus executivos.

Realizada a auditoria, o resultado será demonstrado em Relatório evidenciando toda a fundamentação sobre todos os aspectos, da legislação e da boa gestão empresarial e não somente apontando erros.

O Relatório contempla um direcionamento sobre as ações que a empresa deverá adotar.

Afinal, as empresas estão subordinadas a mesma legislação, mas, cada uma tem as suas particularidades, políticas, práticas, procedimentos e processos internos, etc., que, de certa forma incorporam-se as relações de trabalho. Por isso, existem vários caminhos ou mecanismo a serem adotados, fazendo com que cada empresa tenha um modelo de auditoria adequado às suas particularidades.

Apontar problemas ou desvios em uma organização é relativamente simples, no entanto, direcionar os passos a serem dados é o grande diferencial de uma Auditoria Interna Eficaz em Recursos Humanos. 

Se quiser saber mais sobre este tema participe do Curso Auditoria Interna em RH e Terceirizações - Ferramenta eficaz para Prevenção e Redução de Passivos Trabalhistas.

Compartilhe experiências com o Instrutor que transmitirá e debaterá com os participantes durante o curso, formas eficazes de executar a Auditoria Interna em Recursos Humanos e Terceirizações com sucesso. 

(*) Prof. Ibraim Lisboa - Administrador de Empresas, Auditor, Consultor de Empresas há mais de 30 anos, com experiência em Finanças, Controladoria e Auditoria. É autor das Obras Manual de Auditoria Interna e Como Formar Auditores Internos do Portal de Auditoria.

 

Veja mais assuntos publicados sobre Auditoria em Terceirização

 

 CURSOS A DISTÂNCIA RELACIONADOS

PRODUTOS RELACIONADOS:

 

 

Curso Apostilado Controles Internos- Ferramenta para Prevenção e gestão de Risco
Número de páginas: 250 slides + anexos + e-books
Formato do Arquivo: Apostilas em PDF
Tamanho do Arquivo: Aproximadamente 14 MB
Forma de Envio:  via E-mail
Plantão:  via e-mail por 60 dias após a aquisição
Carga-horária : 16 horas/aula 
Certificado: O certificado será enviado em PDF

 

 

Curso Apostilado de Formação de Auditores Internos, Curso Apostilado de Holding Familiar e Proteção Patrimonial, Cursos Apostilados de Audioria Interna, Cursos Apostilado de Plabejamento Tributário, Cursos Apostilados do Portal de Auditoria

 

Curso Apostilado de Formação de Auditores Internos
Número de páginas: 250 páginas
Formato do Arquivo: PDF 

Tamanho do Arquivo: Aproximadamente 7 MB
Forma de Envio: O material será enviado via E-mail
Material Complementar: 3 (três) E-Books 
Plantão: via e-mail por 60 dias
Carga-horária : 24 horas/aula  
Certificado: O certificado será enviado em PDF

 

 

 

Curso Apostilado sobre Auditoria Interna em RH e Terceirização
Número de páginas: 144 slides + anexos + e-books
Formato do Arquivo: Apostilas em PDF
Tamanho do Arquivo: Aproximadamente 5 MB
Forma de Envio:  via E-mail
Plantão:  via e-mail por 60 dias após a aquisição
Carga-horária : 16 horas/aula  
Certificado: O certificado será enviado em PDF

 

 

  

OBS: O Portal de Auditoria reserva-se no direito de não realizar o curso caso não haja formação da turma, restituindo o valor integral da inscrição no prazo de 03 dias úteis, a contar da data de cancelamento.

 Auditoria Interna em Gestão de Contratos; auditoria em contratos, curso de auditoria interna, curso de Gestão de Contratos, planejamento de contratos, Planejamento Tributário PIS/COFINS para FÁBRICA e COMÉRCIO DE RAÇÕES, FRIGORÍFICOS, INDUSTRIALIZAÇÃO AVES, BONIVOS e SUÍNOS e conexos (Conforme novas alterações Leis 12.058/2009 e 12.350/2010),curso de planejamento tributario, planejamento tributario, curso do lucro presumido, lucro presumido, lucro real, curso de planejamento tributário mudança do lucro presumido e simples nacional para o lucro real, mudança de regime tributario, curso tributario, cursos tributarios, informações tributarias, tributário