CRITÉRIOS
PARA RECRUTAMENTO, SELEÇÃO E ADMISSÃO DE AUDITORES
A admissão de um novo auditor na equipe é tarefa para ser conduzida com
extremo cuidado, por parte do Gerente de Auditoria Interna.
Deve-se sempre ter em mente, que a organização julga o Departamento de
Auditoria Interna, a partir de cada membro, de cada Auditor de campo com
que está tendo contato, e por isso, é preciso que todos os membros do
Departamento gozem de prestígio e admiração entre os auditados.
Há também que considerar-se o impacto que o novo membro causará na
equipe já existente: se o nível do recém admitido for bom, ele será
visto pelos colegas, como fator de revitalização e ajuda, mas se o recém
admitido revelar-se inoperante e despreparado, ele será um peso para os
demais membros da equipe.
Tal é a importância da escolha de um novo Auditor, que não hesitamos em
afirmar que é melhor manter o Departamento de Auditoria com falta de
pessoal, do que adicionar um novo membro que seja inadequado.
Por outro lado, não deve o gerente descuidar-se quanto ao tamanho do
Departamento, já que, sem contar com adequada quantidade de auditores,
não será possível produzir trabalhos em tempo oportuno e em escala que
atenda às necessidades da organização.
Nunca será demais repetir, que o verdadeiro desafio para a Auditoria
Interna, é tornar-se confiável à Diretoria, ganhar o seu apoio,
converter-se em órgão de efetiva utilidade para a alta Administração da
Empresa, e, é claro que essa confiança só será conseguida, se a
Auditoria Interna se mostrar à altura dos desafios. Parte do desafio
consiste em estar no lugar certo, e isto muitas vezes é uma questão de
contar com adequada dimensão quantitativa de seu quadro.
Contratar Pessoal de fora ou Promover os que já fazem parte da Equipe?
A execução de serviços da Auditoria Interna vem ao longo do tempo,
evoluindo em complexidade e dificuldade, em função da própria expansão
física dos negócios das empresas, e especialmente em função da
introdução de novos e complexos subsistemas operacionais e de controle
dentro das mesmas.
O crescimento das empresas gera intensa especialização de seus
empregados e de seus equipamentos, segmentando fluxos operacionais e
diluindo responsabilidade, tudo isto se refere ao seu afã de obter uma
“visão de conjunto”, como para o ordenamento de exames detalhados.
Tão grande é a rapidez com que as coisas evoluem, tão denso é o teor das
mudanças, que a própria Auditoria Interna acaba por abrigar (e
estimular) um processo de especialização, empregando Auditores
especializados em Sistemas Computadorizados, e Auditores especializados
em Legislação Tributária, por exemplo. Sendo essa a seqüência dos fatos,
e não superadas as dificuldades de treinamento interno, verifica-se que
na maior parte das vezes, não resta outra escolha ao Gerente de
Auditoria, senão contratar elementos de fora, que já estão “prontos”,
atualizados e competentes nas novas técnicas e matérias especializadas.
Se por um lado, a contratação de elementos de fora, nestas
circunstâncias, não deve representar nenhum demérito para os membros da
equipe já existente, por outro lado, este processo não pode ser infinito
e eterno.
Há que se pensar efetivamente em melhorar os níveis dos atuais membros
da equipe, através de intenso treinamento em campo, e treinamento por
meio de cursos externos, para que, num prazo médio, o preenchimento da
vaga possa ser feito através de um processo de promoção interna,
limitando-se a contratação de elementos de fora aos casos da ampliação
do quadro.
Veja mais assuntos publicados
sobre Auditoria Interna
Artigos publicados sobre Auditoria
Interna
- Canal
de Denúncia: ferramenta pode evitar perdas financeiras e danos à
imagem da companhia
- O
Papel da Auditoria Interna na Prevenção de Riscos.
- O
que é a auditoria interna
- Como
Auditar sua Logística Interna
Cursos sobre Auditoria Interna
Publicações
Recomendadas: