Como Fortalecer a Ética e Combater as Fraudes em sua Empresa

A importância de Implementar um canal Eficiente de Denúncias

Agenda: Belo Horizonte / Curitiba / Porto Alegre / Rio de Janeiro / São Paulo


16ª Oficina Auditoria Interna - Curitiba  -  Dias 23, 24, 25 e 26 de Julho de 2013

Datas:
Horários:  08:30 às 17:30

Local: 

Incluso: Material Didático, Coffee-Break, Certificado de Conclusão
Carga horária: 08 horas/aula.
Investimento:
solicitar informações

Telefones:
(41) 3272-8507 | (11) 4063-9121 | (21) 4062-7017 | (31) 4062-7641 | (51) 4063-8502 |
E-mail:
cursos@portaldeauditoria.com.br

 

 

16ª Oficina Auditoria Interna - Curitiba  -  Dias 23, 24, 25 e 26 de Julho de 2013



OBJETIVOS:

·  Entender a importância e benefícios de possuir um Canal de Denúncias em sua empresa visando inibir e combater as fraudes.

·  Utilizar como Ferramenta Eficaz para Prevenção e Redução de Fraudes na empresa.

·  Adquirir conhecimentos necessários para desenvolver e implantar um Canal de Denúncias em sua empresa conforme as melhores práticas de mercado.

DESTINADO A:

Profissionais, Executivos e Empregados das áreas de Auditoria, Recursos Humanos, Jurídico e demais áreas de interesse em implantar um Canal de Denúncias de acordo com as melhores práticas de Mercado visando inibir e combater as fraudes nas empresas. 
 

PROGRAMA:

1.     Objetivo do Curso
2.
    
Definição de Canal de Denúncias
3.
    
Diferença entre fraude e erro no ambiente de denúncias.
4.
    
Características e perfil dos fraudadores
5.
    
Diferença entre fraude e erro.
6.
    
Meios de Prevenção
7.
    
O Canal de Denúncias como método preventivo, reativo e investigativo.
8.
    
Regulamentação e exigências
9.
    
Benefícios do Canal de Denúncias
10.
  
Fatores críticos de sucesso
11.
  
Meios, Infraestrutura e Recursos.
12.
  
Tipos de Denúncias
13.
  
 Fluxo de Tratamento da Comunicação de Irregularidades
14.
  
 Os Canais disponíveis para realizar o relato
15.
  
Sigilo e a Confidencialidade
16.
  
Classificação da Denúncia quando da triagem
17.
  
Classificação da Denúncia após a finalização da Apuração
18.
  
Classificação da Natureza da Denúncia/Irregularidade
19.
  
Resultados da Apuração e elaboração do Relatório Conclusivo
20.
  
Atribuições e Responsabilidades das áreas envolvidas
21.
  
Casos Práticos (Como conduzir a apuração das denúncias)
22.
  
Glossário (Principais termos)


FACILITADOR - Professor Sergio Maciel

 

Palestrante, Instrutor, Certificador e Avaliador credenciado pelo IIA Brasil – Instituto dos Auditores Internos do Brasil para Certificar Departamentos e Áreas de Auditorias Internas de Empresas, Órgãos de Governo e Autarquias. 28 anos de experiência nas áreas de Auditoria Interna, Externa, Controladoria, Planejamento Estratégico, Financeira. Atuou como Auditor, Consultor e Diretor e Executivo em empresas nacionais, multinacionais, órgãos internacionais e governo federal, tais como: Vivo S/A Telefônica, Pirelli, KPMG, Citibank, Brasil Telecom, TCO Celular, TPA Saúde, ONU – Organização das Nações Unida e Ministério da Ciência e Tecnologia.  Ex-Diretor Superintendente do IIA Brasil. Atualmente é Professor titular da UNIB – Universidade Ibirapuera dos cursos de Graduação e Pós Graduação de Administração, Logística, Gestão de RH, Gestão Financeira, Gestão Comercial e Auditoria. 

 


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Tamanho do Arquivo: Aproximadamente 7 MB
Forma de Envio: O material será enviado via E-mail
Material Complementar: 3 (três) E-Books 
Plantão: Duvidas com o palestrante via e-mail por 60 dias
Carga-horária : 24 horas/aula  
Certificado: O certificado será enviado em PDF

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Tamanho do Arquivo: Aproximadamente 5 MB
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Confira abaixo alguns depoimentos de participantes de alunos de nossos cursos de Auditoria

 

"O curso foi objetivo, era o que estava procurando, tive o conhecimento de Auditoria e Controle de Estoque de uma empresa. O curso irá ajudar muito no dia a dia do controle da empresa"
Claudio Edson da Silva - Oracon Com e Ind de Confecções Ltda.

 

"Profissional bastante esclarecido, bem distribuído os temas e tópicos pelo horário disponível. Estou satisfeita com a apresentação , bem como, podemos estar participando e discutindo assuntos e experiências diversas. Muito bom. Dinâmico"
Rosélia de Fátima Balsanelli Pereira - CDC Participações Ltda

 

"Queria parabenizar o Portal de Auditoria, pela excelente qualidade do curso, e também pelo alto nível de conhecimento do facilitador, este curso foi muito esclarecedor, e será usado no dia a dia de nossa atividade"
Alessandro Lara Ferreira

 

"Está sendo de grande e extrema importância, com trocas de experiência com os colegas do curso e a vasta experiência do professor nos passando o seu conhecimento"

Angelo Antonio Osti Peca - Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo do Policiais Militares

 

"O instrutor teve uma excelente condução dos assuntos abordados, além de ser uma pessoa acessível e simpática, características que auxiliam no andamento do curso"

Juliana Alves Neutzling  - Saveiros Camuyrano Serv. Marítimos S.A.
 

"Fiquei muito satisfeito com o curso, principalmente pelo nível dos participantes e do ministrante enriquecendo o conhecimento e a sinergia em sala de aula"

Joelmax Silva de Oliveira Sobrinho - FRANCISCO SOARES DE ANDRADE - ME

 

"Excelente o curso. No meu caso,pretendo implantar daqui a algum tempo na empresa em que atuo.Como sugestão o curso poderia abordar,por exemplo,auditoria em uma empresa prestes a “quebrar”, e se for o caso mais um dia de curso,no caso indo até o sábado"

Manuel Dionisio da Cruz Monteiro - Susa do Brasil Indústria e Com. de Couros e Confec. Ltda

 

"O curso foi excelente, e o professor competentíssimo. Parabéns."

Georgette Erna Karlin - M&G América Latina

 

"Ministrado de forma excelente.Bem cadenciado."

Claudio Augusto - TERRAS DE AVENTURA IND. ARTG. ESPORTIVOS LTDA 

 

Outras empresas que já realizaram cursos com o Portal de auditoria

 

Canal de Denúncia: ferramenta pode evitar perdas financeiras e danos à imagem da companhia

 

O Canal de Denúncia permite que os relatos possam ser enviados a qualquer tempo por funcionários, fornecedores ou clientes, por meio dos diversos canais de comunicação disponíveis (telefone, internet, e-mail), assegurando o anonimato ao denunciante sempre que este desejar não se identificar

 

Com a expansão da economia brasileira e a obtenção de recordes no nível de emprego, um tema tem preocupado as empresas: como manter um ambiente de trabalho saudável, respeitando as diferenças, priorizando a ética e a boa conduta nas relações entre funcionários, clientes e fornecedores?

Frequentemente lemos na mídia situações de empresas acusadas de assédio moral a funcionários. Certamente, situações como essas ocorrem à revelia da Alta Administração, sendo desencadeadas por comportamentos questionáveis de determinados funcionários em cargos de chefia. Outra situação conhecida são os casos de fraude, que demoram bastante a serem descobertos – quando os são.

Para minimizar essa situação, muitas empresas têm buscado instrumentos de gestão que assegurem o desenvolvimento de um ambiente corporativo ético, transparente e que contemple o respeito aos seus valores e a aderência às regras e procedimentos nas operações do dia a dia.

A principal ferramenta adotada pelas empresas nesses casos é o desenvolvimento de um Código de Ética e Conduta aliado à implantação de um Canal de Ética (ou Canal de Denúncia, como é comumente conhecido).

O Código de Ética e Conduta esclarece para os diversos públicos que se relacionam com a empresa o que é aceitável e o que não é no ambiente corporativo e nas relações de negócio. Como exemplos, podemos citar: proibição de recebimento de presentes e favores de pessoas que se relacionam com a empresa em valores que fogem a um limite razoável (algumas empresas estipulam limites para essas situações nos seus códigos de ética como um teto de R$ 100); compradores da empresa não devem possuir relações de amizade com fornecedores com os quais são responsáveis pelas aquisições dos produtos ou serviços; funcionários com cargo de liderança não estão autorizados a pedir favores pessoais a seus subordinados, evitando misturar a relação profissional com situações de cunho pessoal.

Porém, ter um Código de Ética e Conduta sem o suporte de um Canal de Denúncia torna o Código inócuo. O Canal de Denúncia é a ferramenta pela qual funcionários, fornecedores e clientes, uma vez conhecendo o Código de Ética e Conduta, poderão fazer seus relatos sempre que identificarem que alguém avançou o sinal vermelho e ultrapassou as barreiras estabelecidas pela empresa. O Canal de Denúncia permite eliminar a distância entre a Alta Administração e a operação do dia a dia.

Ele possibilita o reporte imediato de situações que possam vir a causar relevantes perdas financeiras e danos à imagem da companhia (assédio moral e sexual, discriminação, dentre outros) e a adoção de medidas tempestivas de correção pela Alta Administração dos desvios de conduta reportados.

O Canal de Denúncia permite que os relatos possam ser enviados a qualquer tempo por funcionários, fornecedores ou clientes, por meio dos diversos canais de comunicação disponíveis (telefone, internet, e-mail), assegurando o anonimato ao denunciante sempre que este desejar não se identificar.

As denúncias devem ser recebidas sempre por um comitê de ética, que deve estar ligado ao acionista ou seus representantes (Conselho de Administração). O comitê de ética é quem decidirá se irá investigar a denúncia, acionando nestes casos, por exemplo, a Auditoria Interna.

Um outro ponto importante é a possibilidade do Canal de Denúncia ser independente, ou seja, operado por uma entidade externa à empresa (fornecedor especializado nesse tipo de serviço). Esse aspecto fornece mais segurança ao denunciante, pois toda a captura e análise da denúncia ocorre fora dos limites da organização.

Uma pesquisa recente divulgada pela Association of Certified Fraud Examiners (ACFE) aponta que a ferramenta que mais identificou fraudes nas empresas foi o Canal de Denúncia, responsável por 43% das fraudes identificadas no ano de 2011.

A exemplo de países como os Estados Unidos e o Reino Unido, que possuem legislação específica que obriga empresas de capital aberto a manterem canais para o recebimento de denúncias e, em alguns casos, até mesmo recompensá-las financeiramente, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), por meio da Instrução CVM 509, definiu que as empresas de capital aberto no Brasil devem possuir meios para receber denúncias, inclusive sigilosas, internas e externas à companhia. Essa definição representa um avanço importante nas práticas de Governança Corporativa e nos esforços das empresas para detecção e tratamento de desvios de conduta e situações de fraude. E ao mesmo tempo uma má noticia para aqueles que gostam de abusar dos limites éticos e de conduta no dia a dia dos negócios.

Victor Leal é gerente da área de Consultoria do escritório de Salvador da Deloitte.

 

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- Por que fazer uma Auditoria Interna em Recursos Humanos?

 

OBRAS RELACIONADAS AO ASSUNTO
 

1-Auditoria Interna Operacional - Teoria e Prática para Execução  2- Manual de Auditoria Interna - Conceitos e práticas para imple  5- Formação de Auditores Internos Auditoria Gerencial  

OBS: O Portal de Auditoria reserva-se no direito de não realizar o curso caso não haja formação da turma, restituindo o valor integral da inscrição no prazo de 03 dias úteis, a contar da data de cancelamento.

 CURSO BÁSICO DE FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS - Teoria e Prática para o Exercício Profissional da Auditoria Interna
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