PROGRAMA:
1.
Objetivo do Curso
2.
Definição de Canal de Denúncias
3.
Diferença entre fraude e erro no ambiente de denúncias.
4.
Características e perfil dos fraudadores
5.
Diferença entre fraude e erro.
6.
Meios de Prevenção
7.
O Canal de Denúncias como método preventivo, reativo e
investigativo.
8.
Regulamentação e exigências
9.
Benefícios do Canal de Denúncias
10.
Fatores críticos de sucesso
11.
Meios, Infraestrutura e Recursos.
12.
Tipos de Denúncias
13.
Fluxo
de Tratamento da Comunicação de Irregularidades
14.
Os
Canais disponíveis para realizar o relato
15.
Sigilo e a Confidencialidade
16.
Classificação da Denúncia quando da triagem
17.
Classificação da Denúncia após a finalização da Apuração
18.
Classificação da Natureza da Denúncia/Irregularidade
19.
Resultados da Apuração e elaboração do Relatório Conclusivo
20.
Atribuições e Responsabilidades das áreas envolvidas
21.
Casos Práticos (Como conduzir a apuração das denúncias)
22.
Glossário (Principais termos)
FACILITADOR - Professor Sergio
Maciel
Palestrante, Instrutor, Certificador e Avaliador credenciado pelo
IIA Brasil – Instituto dos Auditores Internos do Brasil para
Certificar Departamentos e Áreas de Auditorias Internas de Empresas,
Órgãos de Governo e Autarquias. 28 anos de experiência nas áreas de
Auditoria Interna, Externa, Controladoria, Planejamento Estratégico,
Financeira. Atuou como Auditor, Consultor e Diretor e Executivo em
empresas nacionais, multinacionais, órgãos internacionais e governo
federal, tais como: Vivo S/A Telefônica, Pirelli, KPMG, Citibank,
Brasil Telecom, TCO Celular, TPA Saúde, ONU – Organização das Nações
Unida e Ministério da Ciência e Tecnologia. Ex-Diretor
Superintendente do IIA Brasil. Atualmente é Professor titular da
UNIB – Universidade Ibirapuera dos cursos de Graduação e Pós
Graduação de Administração, Logística, Gestão de RH, Gestão
Financeira, Gestão Comercial e Auditoria.
Conheça nosso
Curso Apostilado de Formação de Auditores Internos
|
Curso Apostilado de Formação de Auditores Internos
Número de páginas: 250
páginas
Formato do Arquivo: PDF
Tamanho do
Arquivo: Aproximadamente
7 MB
Forma de Envio: O
material será enviado via E-mail
Material Complementar: 3
(três) E-Books
Plantão: Duvidas
com o palestrante via
e-mail por 60 dias
Carga-horária : 24
horas/aula
Certificado: O
certificado será enviado em PDF |
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Curso Apostilado sobre Auditoria
Interna em RH e Terceirização
Número de páginas: 144 slides + anexos + e-books
Formato do Arquivo: Apostilas
em PDF
Tamanho do Arquivo: Aproximadamente
5 MB
Forma de Envio: via
E-mail
Plantão: via e-mail por
60 dias após a aquisição
Certificado: O
certificado será enviado em PDF |
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Confira
abaixo alguns depoimentos de participantes de alunos de nossos
cursos de Auditoria
"O curso foi objetivo, era o que estava procurando, tive o
conhecimento de Auditoria e Controle de Estoque de uma empresa. O
curso irá ajudar muito no dia a dia do controle da empresa"
Claudio Edson da Silva - Oracon Com e Ind de Confecções Ltda.
"Profissional bastante esclarecido, bem distribuído os temas e
tópicos pelo horário disponível. Estou satisfeita com a apresentação
, bem como, podemos estar participando e discutindo assuntos e
experiências diversas. Muito bom. Dinâmico"
Rosélia de Fátima Balsanelli Pereira - CDC Participações Ltda
"Queria parabenizar o Portal de Auditoria, pela excelente qualidade
do curso, e também pelo alto nível de conhecimento do facilitador,
este curso foi muito esclarecedor, e será usado no dia a dia de
nossa atividade"
Alessandro Lara Ferreira
"Está sendo de grande e extrema importância, com trocas de
experiência com os colegas do curso e a vasta experiência do
professor nos passando o seu conhecimento"
Angelo Antonio Osti Peca - Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo
do Policiais Militares
"O instrutor teve uma excelente
condução dos assuntos abordados, além de ser uma pessoa acessível e
simpática, características que auxiliam no andamento do curso"
Juliana Alves Neutzling
- Saveiros Camuyrano Serv. Marítimos S.A.
"Fiquei muito satisfeito com o curso, principalmente pelo nível dos
participantes e do ministrante enriquecendo o conhecimento e a
sinergia em sala de aula"
Joelmax Silva de Oliveira Sobrinho -
FRANCISCO SOARES DE ANDRADE - ME
"Excelente o curso. No meu caso,pretendo implantar daqui a algum
tempo na empresa em que atuo.Como sugestão o curso poderia
abordar,por exemplo,auditoria em uma empresa prestes a “quebrar”, e
se for o caso mais um dia de curso,no caso indo até o sábado"
Manuel Dionisio da Cruz Monteiro -
Susa do Brasil Indústria e Com. de Couros e Confec. Ltda
"O
curso foi excelente, e o professor competentíssimo. Parabéns."
Georgette Erna Karlin - M&G América Latina
"Ministrado de forma excelente.Bem cadenciado."
Claudio Augusto - TERRAS DE AVENTURA IND. ARTG. ESPORTIVOS LTDA
Outras empresas que já realizaram cursos com o Portal de auditoria
Canal de Denúncia: ferramenta pode evitar perdas financeiras e danos
à imagem da companhia
O Canal de Denúncia permite que os relatos possam ser enviados a
qualquer tempo por funcionários, fornecedores ou clientes, por meio
dos diversos canais de comunicação disponíveis (telefone, internet,
e-mail), assegurando o anonimato ao denunciante sempre que este
desejar não se identificar
Com a expansão da economia
brasileira e a obtenção de recordes no nível de emprego, um tema tem
preocupado as empresas: como manter um ambiente de trabalho
saudável, respeitando as diferenças, priorizando a ética e a boa
conduta nas relações entre funcionários, clientes e fornecedores?
Frequentemente lemos na mídia situações de empresas acusadas de
assédio moral a funcionários. Certamente, situações como essas
ocorrem à revelia da Alta Administração, sendo desencadeadas por
comportamentos questionáveis de determinados funcionários em cargos
de chefia. Outra situação conhecida são os casos de fraude, que
demoram bastante a serem descobertos – quando os são.
Para minimizar essa situação, muitas empresas têm
buscado instrumentos de gestão que assegurem o desenvolvimento de um
ambiente corporativo ético, transparente e que contemple o respeito
aos seus valores e a aderência às regras e procedimentos nas
operações do dia a dia.
A principal ferramenta adotada pelas empresas
nesses casos é o desenvolvimento de um Código de Ética e Conduta
aliado à implantação de um Canal de Ética (ou Canal de Denúncia,
como é comumente conhecido).
O Código de Ética e Conduta esclarece para os
diversos públicos que se relacionam com a empresa o que é aceitável
e o que não é no ambiente corporativo e nas relações de negócio.
Como exemplos, podemos citar: proibição de recebimento de presentes
e favores de pessoas que se relacionam com a empresa em valores que
fogem a um limite razoável (algumas empresas estipulam limites para
essas situações nos seus códigos de ética como um teto de R$ 100);
compradores da empresa não devem possuir relações de amizade com
fornecedores com os quais são responsáveis pelas aquisições dos
produtos ou serviços; funcionários com cargo de liderança não estão
autorizados a pedir favores pessoais a seus subordinados, evitando
misturar a relação profissional com situações de cunho pessoal.
Porém, ter um Código de Ética e Conduta sem o
suporte de um Canal de Denúncia torna o Código inócuo. O Canal de
Denúncia é a ferramenta pela qual funcionários, fornecedores e
clientes, uma vez conhecendo o Código de Ética e Conduta, poderão
fazer seus relatos sempre que identificarem que alguém avançou o
sinal vermelho e ultrapassou as barreiras estabelecidas pela
empresa. O Canal de Denúncia permite eliminar a distância entre a
Alta Administração e a operação do dia a dia.
Ele possibilita o reporte imediato de situações
que possam vir a causar relevantes perdas financeiras e danos à
imagem da companhia (assédio moral e sexual, discriminação, dentre
outros) e a adoção de medidas tempestivas de correção pela Alta
Administração dos desvios de conduta reportados.
O Canal de Denúncia permite que os relatos possam
ser enviados a qualquer tempo por funcionários, fornecedores ou
clientes, por meio dos diversos canais de comunicação disponíveis
(telefone, internet, e-mail), assegurando o anonimato ao denunciante
sempre que este desejar não se identificar.
As denúncias devem ser recebidas sempre por um
comitê de ética, que deve estar ligado ao acionista ou seus
representantes (Conselho de Administração). O comitê de ética é quem
decidirá se irá investigar a denúncia, acionando nestes casos, por
exemplo, a Auditoria Interna.
Um outro ponto importante é a possibilidade do
Canal de Denúncia ser independente, ou seja, operado por uma
entidade externa à empresa (fornecedor especializado nesse tipo de
serviço). Esse aspecto fornece mais segurança ao denunciante, pois
toda a captura e análise da denúncia ocorre fora dos limites da
organização.
Uma pesquisa recente divulgada pela Association
of Certified Fraud Examiners (ACFE) aponta que a ferramenta que mais
identificou fraudes nas empresas foi o Canal de Denúncia,
responsável por 43% das fraudes identificadas no ano de 2011.
A exemplo de países como os Estados Unidos e o
Reino Unido, que possuem legislação específica que obriga empresas
de capital aberto a manterem canais para o recebimento de denúncias
e, em alguns casos, até mesmo recompensá-las financeiramente, a
Comissão de Valores Mobiliários (CVM), por meio da Instrução CVM
509, definiu que as empresas de capital aberto no Brasil devem
possuir meios para receber denúncias, inclusive sigilosas, internas
e externas à companhia. Essa definição representa um avanço
importante nas práticas de Governança Corporativa e nos esforços das
empresas para detecção e tratamento de desvios de conduta e
situações de fraude. E ao mesmo tempo uma má noticia para aqueles
que gostam de abusar dos limites éticos e de conduta no dia a dia
dos negócios.
Victor Leal é gerente da área de Consultoria do
escritório de Salvador da Deloitte.
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OBS: O Portal de Auditoria reserva-se no
direito de não realizar o curso caso não haja
formação da turma, restituindo o valor integral da
inscrição no prazo de 03 dias úteis, a contar da
data de cancelamento.
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